CODED/CED RECEBE VISITA DOS ALUNOS DA ESCOLA INDÍGENA TREMEMBÉ DA CREDE 3

26 de abril de 2024 - 17:40

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (COEDH) realizou a palestra “As Mulheres Indígenas e a Luta por Espaços/Territórios”, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, no Auditório 4 da Coded/CED.

A coordenadora da Coded/CED, Vagna Lima, realizou a fala institucional, seguida  das palestrantes Maria de Jesus Sobrinho (Dije) – Agente de Saúde da Comunidade Indígena Tremembé; Nohemy Rezende Ibanez – Coordenadora da Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo (Cociq); e Juliana Alves – Secretária dos Povos Indígenas do Ceará (Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé). A orientadora de célula da Coded/CED, Jacqueline Moraes, fez a mediação do momento e a assistente técnico-pedagógica da Coded/CED, Ana Lima, o cerimonial.

O momento contou também com a presença dos alunos da EEMTI Dom José Tupinambá da Frota, pertencente à Crede 6 – Sobral, e da Escola Indígena Tremembé Maria Venância, da Crede 3 – Acaraú, acompanhados de seus respectivos professores.

O evento faz parte do curso “O protagonismo feminino e a luta das mulheres”. Além da modalidade presencial, a palestra também foi transmitida no canal do YouTube da Coded/CED (https://youtube.com/live/CYJnLO1VnSo?feature=share) e estará disponível no Avaced (https://avaced.seduc.ce.gov.br/login/index.php) para os cursistas.


Após o almoço, todos os alunos e professores foram conduzidos, por uma equipe da Coded/CED, para o Centro de Sobral, em um passeio pelo Centro Histórico da cidade, onde conheceram a Casa da Cultura de Sobral sendo recepcionados pela diretora  Elcy Rodrigues e equipe, que os apresentaram ao acervo . 

Posteriormente a comitiva dirigiu-se ao Museu do Eclipse, onde pôde fazer a visita guiada. Recepcionados pela Germana Clio, diretora do Parque da Luz, que fez a mediação junto com a equipe: Jaime Gameleira, Cristiano Farias e a estagiária Juliana Duarte.


Para mais registros do momento:
WhatsApp Image 2024-04-25 at 16.01.19