Seduc lança caderno de práticas do LabCED, e-book AGI e PodCED

19 de janeiro de 2026 - 16:27

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), lança, nesta segunda-feira, 19, as coletâneas: “LabCED: caderno de atividades e práticas laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática” e o e-book “Inovação e Tecnologia: aplicabilidades e práticas pedagógicas dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional”, e a ação “PodCED 2026”.

O “LabCED: caderno de atividades e práticas laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática” trata-se de um apoio à didática desenvolvida durante o minicurso “LabCED Itinerante”, uma ação que trabalha a prática laboratorial das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática, visando a troca de experiências com foco na aprendizagem significativa, a partir de uma metodologia variada e integrada aos contextos pedagógicos das escolas.

Já o e-book “Inovação e Tecnologia: aplicabilidades e práticas pedagógicas dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional” reúne reflexões e narrativas elaboradas pelos AGIs sobre as atividades realizadas junto às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e às Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), durante o ano letivo de 2024, com o intuito de promoverem a integração de metodologias ativas, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e Digitais (REDs).

Também lançada nesta segunda-feira, 19, a iniciativa PodCED, que é o podcast do Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) da Coded/CED, nasce para ser um espaço de diálogo sobre como a produção literária docente inspira práticas pedagógicas mais eficazes. Em 2026, apresenta a série “Entre Cafés e Capítulos”. O episódio de estreia abordará a obra “Jéssica e Pedro” (2024), do professor Márcio Kléber Morais Pessoa. O livro utiliza a sensibilidade da narrativa ficcional para articular temas do cotidiano escolar à “imaginação sociológica” de C. Wright Mills, propondo estratégias práticas para o aprimoramento das relações e dos ambientes de aprendizagem.

Ambas as publicações e a iniciativa do PodCED foram elaboradas e organizadas pela Seduc, em parceria com a Coded/CED e são um convite para todos os profissionais da educação se apropriarem de experiências vividas no contexto escolar, refletidas e sistematizadas, que pretendem inspirar, dialogar e contribuir no planejamento dos professores da rede estadual e gestão escolar nas jornadas pedagógicas deste início de ano.

Acesse aqui as publicações.

Confira o canal do Youtube PodCED

Via: https://www.seduc.ce.gov.br/2026/01/19/seduc-lanca-caderno-de-praticas-do-labced-e-book-agi-e-podced/