CODED/CED RECEBE VISITA DA CREDE 8 PARA FORMAÇÃO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
4 de fevereiro de 2026 - 17:01

Nesta quarta-feira, dia 4, a Coded/CED recebeu uma comitiva de representantes da Crede 8, de Baturité, para participar de uma oficina formativa sobre Inovação Pedagógica, com o objetivo de promover o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras, bem como assegurar o alinhamento dos gestores e equipes técnicas aos critérios e processos de certificação do Programa Conecta Maciço.

O público visitante foi composto por Afonso Jampierry Silveira de Almeida, coordenador da Crede 8; Cíntia Raquel Almeida, orientadora Cedea; José Alves da Silva, articulador de gestão; superintendentes e gestores escolares pertencentes à jurisdição da Crede 8, totalizando 23 pessoas, que foram recepcionadas com entrega de passaportes e bilhetes personalizados para as atividades do dia.
A programação deu início com a acolhida realizada pelo coordenador adjunto da RIEH no Ceará, Thyago Teixeira. Em seguida, a coordenadora Vagna Lima deu as boas-vindas aos visitantes, fazendo a fala institucional, finalizando com uma proposição para os participantes vivenciarem uma imersão nos recursos oferecidos por meio do jogo “Imersão da Inovação Pedagógica”.
Logo após, ocorreu uma dinâmica de integração, na qual os participantes foram divididos em 3 grupos para participarem do Jogo “Estações das Inovações”, um circuito de visitação pelos laboratórios da Coded/CED, divididos em 6 Estações: 1. Laboratório de Química; 2. Laboratório de Matemática; 3. Laboratório de Biologia; 4. Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie); 5. Laboratório de Física; e 6. Núcleos de Inovação da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), com atividades envolvendo as metodologias ativas, como a rotação por estações, entre outras. As ações foram finalizadas com a premiação do Jogo das Estações e a Certificação do Programa Conecta Maciço.
A Crede 8 atende 13 municípios (Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção), com a abrangência de 5 escolas regulares; 5 escolas profissionalizantes; 15 escolas de tempo integral; 1 escola indígena; 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA); e 1 Centro Cearense de Idiomas (CCI), totalizando 28 escolas.





