GOVERNO DO CEARÁ INAUGURA NÚCLEOS DE INOVAÇÃO DA RIEH NA CODED/CED E NO FORMACE
27 de fevereiro de 2026 - 15:46

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc/CE), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e com o Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação (FormaCE), realizaram nesta sexta-feira, 27, a Solenidade de Inauguração dos Núcleos de Inovação da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH).
Dos três Núcleos de Inovação da RIEH em operação no Ceará, dois estão instalados na Coded/CED, em Sobral, e o outro no FormaCE, em Fortaleza. O evento, em formato híbrido, deu início com a inauguração do Núcleo do FormaCE, seguido da cerimônia nos espaços da Coded/CED. A solenidade nos dois espaços foi transmitida, simultaneamente, no canal do Youtube da Coded/CED. Nos Núcleos de Inovação 1 e 2 da RIEH, da Coded/CED, as autoridades presentes participaram da edição do PodCED, discursando sobre as perspectivas da educação híbrida e da relevância desses espaços multimídias para a educação cearense.
O momento presencial, na sede da Coded/CED, sob a condução e mediação da coordenadora Vagna Lima, contou com a presença da coordenadora-geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Valdirene Alves de Oliveira; do coordenador-geral da RIEH, Ibsen Mateus Bittencourt e da consultora de Implementação da RIEH, Marielle Albuquerque Azoubel; da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; da secretária da Educação de Sobral, Cynira Sampaio; da articuladora da Crede 2, Raquel Pacheco; do coordenador da Crede 3, Paulo Fontenele; do coordenador da Crede 4, Ricardo Ferro; do articulador da Crede 5, Glauber Luis; e do coordenador da Crede 6, Francisco Freire. Além das participações da Banda de Música do Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho (4º CPM – Sobral), juntamente com o seu diretor, Tenente Cel. Giancarlo, houve também a atuação dos alunos protagonistas do PodCast “Vozes em Ação”, da EEMTI Professora Carmosina Ferreira Gomes, que realizaram entrevistas, bem como as interações dos estudantes e profissionais da educação das redes municipal, estadual e de ensino superior, resultando em, aproximadamente, 200 pessoas que prestigiaram toda a programação híbrida.
Destaca-se que os Núcleos serão espaços estratégicos e disponíveis para as comunidades escolares, simbolizando, assim, o compromisso com uma educação pública cada vez mais conectada, colaborativa, transformadora e socialmente referenciada. Essa iniciativa busca qualificar os processos de formação docente, com mediação ou não de tecnologias, bem como estimular a cultura de inovação no contexto educativo, o que fortalecerá ainda mais as práticas de ensino-aprendizagem e o protagonismo estudantil.