A V Conferência Internacional em Educação Musical de Sobral (V CIEMS) tem como intuito fomentar discussões sobre neurociências cognitivas e educação musical, com ênfase em projetos de pesquisadores de universidades do Canadá, da França e dos EUA, bem como pesquisadores brasileiros especialistas nessa área.

 

O âmbito das Neurociências Cognitivas engloba vários estudos, em sua maioria interdisciplinares, que tratam sobre a relação mente/cérebro, os processos cognitivos e neurocognitivos implicados no cotidiano do ser humano.

 

A V CIEMS se apresenta como um lugar de compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais das áreas da Educação Musical, das Neurociências e da Cognição que desejam aprofundar as suas reflexões sobre esta intersecção.

 

Por ser uma temática ainda pouco discutida no Brasil, esta edição trará contribuições nas áreas das Neurociências e da Cognição para ampliar o debate no tocante à educação musical. Como essas áreas podem contribuir para um melhor entendimento da educação musical? De quais formas? Quais seriam os benefícios da inclusão de tais conhecimentos em sala de aula?