(Primeira semana do mês de junho – LEI N.º 16.341, DE 13.09.17)

 
 

A internet é um canal que vem se expandindo e apresenta um universo  de potencialidades. Em tempos de pandemia como os que temos vivenciado, a internet funciona como um dos mais importantes  meios de comunicação e de conexão entre as pessoas. Como em toda situação, entretanto, é necessário que a navegação nesse universo virtual se dê de forma responsável, consciente e segura, pois esse espaço também apresenta perigos que ameaçam a saúde e a vida de um público que muitas vezes desconhece esses riscos.

 

A SEMANA ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS BRINCADEIRAS PERIGOSAS – instituída pela lei LEI N.º 16.341, DE 13.09.17 cumpre esse propósito ao incluir a primeira semana de junho, no calendário oficial do Estado, como período para envolver, sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre as brincadeiras perigosas e os riscos que a internet pode apresentar, corroborando para mobilizar a sociedade em torno do cuidado quanto a esse uso seguro da rede, sobretudo, em se tratando de crianças e adolescentes em desenvolvimento.

 

Nesse sentido, considerando o papel protetivo da escola, a reflexão sobre esse uso seguro da internet torna-se um dever consciente de educadores, pais e toda a comunidade escolar. Ao lado do domínio natural que crianças e jovens têm no uso da internet, necessitamos de uma atuação conscienciosa de todos para protegê-los dos perigos que se apresentam no mundo da digitalidade.

 

A realização desta semana pela Secretaria da Educação assume o propósito de trazer para educadores, gestores, estudantes e familiares a reflexão sobre a importância deste tema na atualidade. Evidenciar esses riscos, agravados pela ausência de informação e conscientização das consequências, constitui ação importante na proteção de nossas crianças e adolescentes.