Programação – 22 a 26 de junho de 2020

 

 

SEMANA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 
 

A Semana das Competências Socioemocionais, como parte da programação do Conexão Seduc, objetiva oportunizar a discussão e a troca de experiências entre os parceiros, colaboradores e diversos agentes da rede estadual de ensino, sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais durante o período de estudos domiciliares, em articulação com as alternativas e possibilidades de ações educacionais apropriadas para o retorno às atividades presenciais, no contexto da pandemia da Covid-19.

 

Com esse entendimento, esta semana será composta por webinars e colóquios que tratam da contribuição das referidas competências como suporte a educadores e educandos, que lidam com os efeitos psicológicos do distanciamento social, assim como, para apoiar as atividades pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem dos demais componentes curriculares, no período de aulas remotas.

 

Além disso, os colóquios temáticos abordarão as iniciativas socioemocionais da SEDUC, como o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), Projeto de Vida (PV) e Mundo do Trabalho (MT), os Psicólogos Educacionais, dentre outros, no que toca à sua efetivação no período de estudos remotos e como podem auxiliar na retomada às aulas presenciais.

 

Na perspectiva de aglutinar propostas que se integrem às iniciativas socioemocionais, a Equipe de Educação, Direitos Humanos em Gênero e Sexualidade (EDHGS) da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) propõe, ainda, colóquios que terão a participação de estudiosas/os da temática de gênero, representantes dos movimentos sociais, professoras/res, onde irão dialogar e apresentar experiências distintas que estão sendo desenvolvidas pelos núcleos de gênero, grupos de estudos, projetos interdisciplinares, atividades estas que são fundantes para um maior conhecimento das questões de gênero e diversidade sexual e que atuam como instrumentos de combate às violências de gênero e a LGBTfobia no espaço escolar.

 

Nesse âmbito, inserem-se as temáticas relacionadas aos direitos humanos, gênero e sexualidade na programação da semana, tendo em vista a transversalidade e atualidade desses temas para o sistema de ensino, cujo objetivo é reafirmar direitos, fomentar o respeito e o reconhecimento da diversidade, da orientação sexual e da identidade de gênero, sendo contemplado no Plano Estadual de enfrentamento à LGBTfobia, instituída pelo Decreto Nº 32.188/17.

 

Espera-se, em conclusão, com essas discussões e intercâmbio de experiências, fortalecer a grande rede de parceiros e colaboradores inter e intrainstitucionais, de modo que a cooperação de cada um, de cada uma possa tecer fio a fio, ideia a ideia, o trabalho com as competências socioemocionais e, assim, auxiliar as escolas e suas respectivas equipes a conduzirem as ações de acolhimento, suporte, proteção, empoderamento e segurança de todos os envolvidos no processo educacional, por ocasião do retorno às aulas no segundo semestre letivo de 2020.