Programação – 31 de agosto a 04 de setembro 2020

O contexto de ensino remoto, provocado pela pandemia da Covid-19, que está sendo vivenciado pelas escolas das redes públicas estadual e municipais do Ceará, configura-se um grande desafio. Desde março de 2020, muito esforço vem sendo investido pelas/os profissionais da educação, a fim de realizar e qualificar essa forma de interação pedagógica, de modo a alcançar as/os estudantes e mantê-las/os vinculadas/os às/aos professoras/es e, consequentemente, à escola.

A Secretaria da Educação (Seduc) do estado do Ceará, em constante articulação com as Credes/Sefor, tem se empenhado em apoiar as escolas nessa tarefa, por meio de documentos orientadores, estratégias de comunicação, ações formativas, parcerias, dentre outras atividades. Nesse sentido, a Seduc promove o Seminário Gestão do Ensino no Contexto Atual: experiências e possibilidades para oportunizar a interação, a colaboração e a aprendizagem em rede.

O referido Seminário tem o intuito de apresentar um material complementar às Diretrizes operacionais para a organização do trabalho escolar durante o segundo semestre e das atividades letivas no ano de 2020 e indicar orientações de como estruturar o trabalho das/os professoras/es, ampliando as perspectivas de gestão da aprendizagem. O evento conta, ainda, com um momento de trocas de experiências organizacionais entre as escolas por meios de Colóquios Temáticos e, finalmente, com um Webinar entre especialistas em Princípios da Educação Online e Aprendizagem Híbrida.

 

31

AGOSTO 2020
 
Segunda-feira
 
às 15h

Webinar: Vivências e Saberes de Mulheres na Pandemia

Convidada: Ana Andrade

    • Graduanda em Serviço Social. Artesã. Educadora Social em Infância e Adolescência. Articuladora do Elas do Axé. Presidente da Associação Cultural Afro-brasileira Casa do Rei/ Yakekerê do Ilê Asé Oba Oladeji.
  • Ana Andrade

    Presidente da Associação Cultural Afro-brasileira Casa do Rei/ Yakekerê do Ilê Asé Oba Oladeji

     

    Convidada: Maria Silvana de Sousa

    • Gestora da Escola do Campo EEM Paulo Freire, Mombaça.
  • Maria Silvana de Sousa

    Gestora da Escola do Campo EEM Paulo Freire, Mombaça.

     

    Mediadora: Joria Anne

    • Mãe, Professora de Sociologia da EEP D. Creusa do Carmo Rocha.
  • Joria Anne

    Professora na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha

     

     

     


     

    LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

     

    Segunda-feira (31/08/20 às 16h):

    Disciplina:

      • Matemática

     

    Temática:

      • Análise Combinatória – Vamos Contar Juntos?

     

    Professora Fábio Mariano

      • Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2012), graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará(2014), mestrado-profissionalizante em Profmat pela Universidade Estadual do Ceará(2019) e ensino-medio-segundo-graupela Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Coriolano(2005). Atualmente é Professor de Matemática da Secretaria da Educação Básica do Ceará (Sefor 3) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Tem experiência na área de Matemática.

    Fábio Mariano

    Professor da Secretaria da Educação Básica do Ceará (Sefor 3) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

     
     

     
     


     

    31

    AGOSTO 2020
     
    Segunda-feira
     
    às 19h30

    Webinar: Lançamento da Olimpíada de Inglês 2020 – ChatClass e RELO (U.S. Embassy)

    • A ChatClass e a Embaixada dos Estados Unidos divulgarão mais informações sobre o concurso cultural que acontecerá em Outubro.
  •  

     
     


     

    01

    SETEMBRO 2020
     
    Terça-feira
     
    às 16h

    Webinar: Lançamento do Guia de possibilidades

    Convidada: Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira

    • Professora da Educação Básica da rede pública de ensino; Professora titular da Universidade Estadual do Ceará; Conselheira e atual Presidenta do Conselho Estadual de Educação do Ceará; Presidenta do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais da Região Nordeste. Ex-Secretária de Educação do Município de Sobral e Ex-Subsecretária de Educação do Estado do Ceará.
  • Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira

    Presidenta do Conselho Estadual de Educação do Ceará

     

    Convidada: Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

    • Presidente da UNDIME Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Crateús. Graduada em Pedagogia, Química e em Biologia pela Universidade Estadual do vale do Acaraú (UVA). Graduada em Gestão Escolar (UECE). Pós-graduada em Química e Biologia pela Faculdade Farias Brito. Mestranda em Ciências da Educação-Universidade de Lisboa. Professora de Química da Seduc/Ce. Professora Ciências – Prefeitura Municipal de Acopiara.
  • Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

    Presidente da UNDIME Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Crateús

     

    Mediador:Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc-CE. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.
  • Rogers Mendes

    Secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc-CE

    Mediador: Márcio Pereira de Brito

    • Professor da rede Estadual de Educação do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como Coordenador Regional de Educação, de 2007 a 2015. Foi Secretário Executivo da Secretaria de Esportes do Ceará, de 2015 a 2017. Coordenador da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará, de 2017 a 2018. E atualmente é o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará.
  • Márcio Brito

    Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc-CE

     

     

     


     

    02

    SETEMBRO 2020

     

    Quarta-feira

     

    09h

    COLÓQUIOS TEMÁTICOS – CENÁRIOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DAS/OS PROFESSORAS/ES

     
     

     

    02

    SETEMBRO 2020
     
    Quarta-feira
     
    às 16h

    Webinar: Princípios da educação online e aprendizagem híbrida

    Mediadora: Vagna Brito de Lima

    • Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho, em Portugal. Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará e, atualmente, exerce a função de coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED).
  • Vagna Lima

    Coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/Seduc)

     

    Convidado: Mariano Pimentel

    • Doutor em Informática e atua como professor na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Realiza pesquisas e desenvolvimentos em Informática na Educação desde a década de 1990, em Educação Online desde 2000, e em Educação a Distância desde 2006. Atuou por uma década como professor-coordenador da disciplina “Informática e Educação” do curso de formação de professores “Licenciatura em Pedagogia a Distância” da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Tem extensa produção acadêmica, destacando-se os livros “Informática na Educação” (2020), “Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação” (2020), “Do email ao Facebook” (2014) e “Sistemas Colaborativos” (2011, que recebeu Prêmio Jabuti). Realiza pesquisas em Informática na Educação, Cibercultura e Sistemas de Informação.
  • Mariano Pimentel

    Professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

     

    Convidado: Felipe Carvalho

    • Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Bolsista de Doutorado-Sanduíche FAPERJ na Universidad Complutense de Madrid (UCM/Espanha), é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ), especialista em Educação com aplicação da Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Atuou como professor-online da disciplina de Informática na Educação do curso de Pedagogia a distância UERJ/CEDERJ/UAB e como professor-coordenador da disciplina de Informática na Educação na educação infantil e no ensino fundamental pelo Centro Educacional da Lagoa (CEL).
  • Felipe Carvalho

    (UERJ-Doutorando)

    Convidada: Raquel de Oliveira

    • Vice-Presidência de Educação e Políticas Públicas da Startup Britânica Gigalime em meio à crise do Covid 19. Consultora na coordenação do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da EBAPE – Fundação Getúlio Vargas. Docente de cursos de Pós-Graduação. Palestrante e consultora sênior em Educação e Gestão em redes de ensino públicas e privadas no Brasil. Participa de missões internacionais de educação com instituições governamentais e organizações da sociedade civil buscando inovações em gestão e educação. Foi bolsista da Pearson, no programa de Mestrado em Políticas Públicas (MPP) do Instituto Pearson para o Estudo e Resolução de Conflitos Globais, trabalhando com a primeira infância em creches da África do Sul. No Projeto Zero na Escola de Pós-Graduação em Educação de Harvard, estudou Ensino para Compreensão e desenvolveu projetos colaborativos em escolas particulares de todo o Brasil sobre planos de aprendizado e liderança. Participou do “Curso de Excelência em Educação Básica – A Experiência de Xangai” na Universidade Normal de Xangai, uma instituição responsável pela formação inicial e contínua de professores de escolas públicas de Xangai.
  • Raquel de Oliveira

    Vice-Presidência de Educação e Políticas Públicas da Startup Britânica Gigalime

     

     

     


     

    LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

     

    Quinta-feira (03/09/20 às 16h):

    Disciplina:

      • Geografia

     

    Temática:

      • A questão ambiental no capitalismo globalizado

     

    Professor Jecson Girão Lopes

      • Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em geografia pela Universidade Federal de Sergipe(UFS) – Sefor 3.

    Jecson Girão Lopes

    Professor de Geografia

     
     

     
     


     

    LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

     

    Sexta-feira (04/09/20 às 16h):

    Disciplina:

      • Redação

     

    Temática:

      • Recursos Coesivos na Redação do Enem.

     

    Professora Lívia Nara de Souza Oliveira

      • Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela UECE. Especialista em Turismo pelo IFCE. Professora de Português e responsável pelo Laboratório de Redação da EEEP Joaquim Antônio Albano, Sefor 2. Formadora no Projeto Foco na Aprendizagem Seduc/Sefor 3. Corretora no Laboratório de Redação do Pré-vestibular Farias Brito. Tutora de Português e Redação da Plataforma FBonline.

     

    Lívia Nara de Souza Oliveira

    Professora de Redação