O Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos teve sua versão piloto realizada em 2018, contemplando a certificação de 882 professoras/es. Em 2019, foram certificados 2.095 docentes e, em 2020, tivemos 7.000 professoras/es inscritas/os.


A iniciativa têm como objetivo realizar cursos de formação continuada para as/os docentes da rede pública estadual de ensino, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas, além de intentar promover a reflexão das/os professoras/es sobre a docência, seja no contexto da sala de aula e/ou nos ambientes de aprendizagens existentes na escola, concebendo a pesquisa como um princípio pedagógico.


Os cursos também almejam propiciar, entre pares, a reflexão sobre a atuação cotidiana no contexto das políticas educativas, visando repensar as práticas docentes em andamento por meio de apresentações, compartilhamentos de experiências exitosas e pesquisas realizadas. A mobilização dos conteúdos trabalhados durante a formação se dá por meio da realização de seminário sobre as ações desenvolvidas e as interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Coded/CED (AVACED).


Como incentivo às/aos docentes, os trabalhos são avaliados, selecionados e publicados na Revista DoCEntes do ano seguinte, de modo a dar visibilidade às boas experiências desenvolvidas pelas/os educadoras/es da rede estadual, tendo em vista a qualificação das produções realizadas no âmbito do ensino e aprendizagem.

 

Objetivo Geral

⇒ Realizar cursos de formação continuada para os professores da rede pública estadual de ensino, criando uma rede de compartilhamento de conhecimentos com vistas ao aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas.

 

Objetivos Específicos

⇒ Fortalecer, intensificar e compartilhar as práticas didáticas e metodológicas das diferentes áreas do conhecimento, gerando um ambiente de sala de aula cuja aprendizagem seja dinâmica, significativa e equânime.

 

⇒ Construir, para os diferentes ambientes de aprendizagem que a escola possui, diversas possibilidades para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

 

⇒ Mobilizar os diferentes ambientes de aprendizagens que a escola possui, a fim de potencializá-los como possibilidades para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

 

⇒ Discutir ações pedagógicas, no âmbito das políticas de Educação vigentes sobre currículo, avaliação, competências, habilidades, atitudes e valores em diferentes espaços de diálogos, visando fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da diversificação de práticas pedagógicas.

 

⇒ Desenvolver competências digitais para a docência, na direção da apropriação, acompanhamento, avaliação, interação e intervenção com ferramentas tecnológicas de comunicação e informação na troca de experiências e no desenvolvimento de práticas que induzam a práxis.

 


A perspectiva metodológica consiste na realização de um conjunto de cinco cursos por cada itinerário formativo, finalizando com o seminário de compartilhamento de experiências no AVACED. O acompanhamento acontece em rede, por meio da tutoria das/os técnicas/os das Credes/Sefor, com a orientação e apoio da Coded/CED.