Programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos


 

A iniciativa de formação de professores, Programa de Formação Continuada: Itinerários Formativos, teve sua versão piloto realizada em 2018, contemplando a certificação de 882 professores, sendo esta ampliada em 2019 com uma certificação de 2.095 e no ano de 2020, em andamento, com um total de 7.000 professores inscritos.


Os Itinerários Formativos para professores têm como objetivo realizar cursos de formação continuada para os docentes da rede pública estadual de ensino, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas visando a mobilização da reflexão dos professores sobre a docência, seja no contexto da sala de aula e/ou nos ambientes de aprendizagens existentes na escola, concebendo a pesquisa como um princípio pedagógico.


Os cursos buscam ainda propiciar, entre pares, a reflexão sobre a atuação cotidiana no contexto das políticas educativas, com vistas a repensar as práticas docentes em andamento através de apresentações, compartilhamentos de experiências exitosas e pesquisas realizadas, por meio de seminário de práticas desenvolvidas, bem como das trocas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED), mobilizando os conteúdos trabalhados durante a formação.


Como incentivo aos docentes, os trabalhos da oferta de 2018 foram avaliados e publicados na Revista Docentes em uma edição de 2019, de modo a dar visibilidade às boas experiências, sobretudo visando a qualificação dos trabalhos realizados pelos professores, no âmbito do ensino e aprendizagem. Os trabalhos selecionados da oferta de 2019, estarão disponíveis na Revista DoCEntes de agosto de 2020.

 

Objetivo Geral

⇒ Realizar cursos de formação continuada para os professores da rede pública estadual de ensino, criando uma rede de compartilhamento de conhecimentos com vistas ao aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas.

 

Objetivos Específicos

⇒ Fortalecer, intensificar e compartilhar as práticas didáticas e metodológicas das diferentes áreas do conhecimento, gerando um ambiente de sala de aula cuja aprendizagem seja dinâmica, significativa e equânime.

 

⇒ Construir, para os diferentes ambientes de aprendizagem que a escola possui, diversas possibilidades para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

 

⇒ Mobilizar os diferentes ambientes de aprendizagens que a escola possui, a fim de potencializá-los como possibilidades para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

 

⇒ Discutir ações pedagógicas, no âmbito das políticas de Educação vigentes sobre currículo, avaliação, competências, habilidades, atitudes e valores em diferentes espaços de diálogos, visando fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da diversificação de práticas pedagógicas.

 

⇒ Desenvolver competências digitais para a docência, na direção da apropriação, acompanhamento, avaliação, interação e intervenção com ferramentas tecnológicas de comunicação e informação na troca de experiências e no desenvolvimento de práticas que induzam a práxis.

 


A perspectiva metodológica consiste na realização de um conjunto de cinco cursos por cada itinerário formativo, finalizando com o seminário de compartilhamento de experiências no AVACED. O acompanhamento acontece em rede, por meio da tutoria dos técnicos das Crede/Sefor, com a orientação e apoio da Coded/CED.