OBJETIVO GERAL

 

O Itinerário Formativo: Competências Digitais para Docência faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores e tem como finalidade fortalecer o desenvolvimento de competências digitais para a prática pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional, alinhado às demandas globais para o uso consciente das tecnologias digitais.


PREMISSAS GERAIS

 

Desenvolver competências digitais para a docência, na direção da apropriação, do acompanhamento e da avaliação, buscando promover um espaço formativo aberto para troca de experiências e desenvolvimento de práticas, utilizando as tecnologias digitais de maneira crítica e reflexiva.


APRESENTAÇÃO

 

A finalidade é o desenvolvimento de competências digitais para a docência, na direção da apropriação, do acompanhamento e da avaliação, com ferramentas tecnológicas de gestão de salas de aulas virtuais. A perspectiva é a promoção de um espaço formativo aberto para troca de experiências de formação e desenvolvimento de práticas, utilizando as tecnologias digitais, de modo a ir além dos saberes e competências funcionais, integrando as tecnologias ao seu contexto como agente crítico e reflexivo da docência.



Áreas de Expertise
Carga Horária
Total:150h/a

EaD com Tutoria/ Atividades síncronas e assíncronas


Webinar - Abertura - Programa de formação continuada para professores: Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência 2021.1.

2h/a



Nível 1 - Introdução (utilização e planejamento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC)

40h/a


Live Oficina - Como montar minha aula no google classroom

2h/a


Nível 2 - Apropriação (Acompanhamento dialógico e avaliação formativa no Google Sala de Aula).

40h/a


Webinar - Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência - Estratégias e interfaces no ensino remoto/híbrido

4h/a


Nível 3 - Intervenção (Novas estratégias pedagógicas e experimentações emergentes com projetos e intervenção na comunidade).

40h/a


Webinar - Encerramento do Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência.

4h/a

Seminário de Socialização de Práticas Didáticas e Metodológicas

14h/a