LabCED

 

Considerando a importância da realização de práticas experimentais no processo de ensino e aprendizagem, a Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) dispõe do minicurso de Práticas Laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática – LabCED. A ação tem o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Ciências da Natureza e de Matemática das escolas públicas estaduais, por alunas/os e professoras/es, contextualizando-as com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

O minicurso é ofertado nos laboratórios de Física, Química, Biologia e Matemática da Coded/CED, os quais possuem equipamentos e boas condições para o desenvolvimento das práticas didáticas propostas.

 

 

LabCED Itinerante

 

O LabCED Itinerante possibilita a capacitação e o aperfeiçoamento docentes, de forma a ampliar o conhecimento sobre os procedimentos laboratoriais, bem como estruturar o planejamento de atividades afins por meio de práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Ciências da Natureza e de Matemática das escolas públicas estaduais, por alunas/os e professoras/es, contextualizando-as com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Neste formato, a Coded/CED leva para as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), conforme agendamento prévio, alguns instrumentos laboratoriais e realiza experiências com a utilização de materiais de baixo custo. As oficinas disponibilizam materiais estruturados por disciplina (Biologia, Química, Física e Matemática) para as/os professoras/es, que são utilizados durante a formação e podem auxiliar no desenvolvimento de práticas didáticas durante todo o ano letivo.

 

DSCN3193-1536x864