Seminário DoCEntes

 


 


 

Tudo começa com a “leitura do mundo”.

 

O Seminário DoCEntes é um espaço de participação e diálogo, de caráter acadêmico, cujo objetivo é proporcionar às/aos professoras/es e gestoras/es das redes públicas estadual e municipais de ensino reflexões acerca de temas caros à educação cearense, bem como ensejar a partilha e a certificação das experiências didáticas e pedagógicas, com vistas a fortalecer a premissa da/o educadora/or como pesquisadora/or da sua prática docente.

 

A edição deste ano homenageia o centenário de Paulo Freire com o tema: “Saberes necessários à formação docente: o diálogo como prática da liberdade”, no âmbito do Programa Ceará Educa Mais, fundamentado nos eixos: Aperfeiçoamento Pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores. O evento ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2021, de modo virtual, como parte da Conexão Seduc, por meio de webinars e colóquios temáticos.

 

Promover a pesquisa nos impulsiona, visto que, diariamente, somos desafiados a interpretar e investigar tudo o que nos rodeia. Faz parte da própria natureza humana a tentativa dessa compreensão, o estar e permanecer no mundo nos mobiliza a novas formas de constituí-lo, seja para nós ou para os outros de nós. Por isso, necessitamos fazer sua leitura, olhar à nossa volta, entender o contexto para, então, agirmos. Assim, também, ensinou-nos Paulo Freire, quando nos chamou atenção sobre a importância da interpretação da realidade vivida como base para a construção do conhecimento, mediado pelo diálogo e alicerçado no princípio da liberdade.