Seminário DoCEntes 2022

 


 

“Os Futuros da Educação: contribuições para a superação das desigualdades”

 

 
 
 

O Seminário DoCEntes 2022, com o tema “Os Futuros da Educação: contribuições para a superação das desigualdades”, no âmbito do Programa Ceará Educa Mais, fundamentado nos eixos: Aperfeiçoamento Pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores. O evento ocorrerá no formato híbrido, sendo presencial no período de 15 a 18/11 e virtual, no período de 22 a 24/11. A programação terá palestras, webinars, minicursos, exposição (banner) e colóquios temáticos (comunicação oral).

 

O Seminário DoCEntes de 2022, tem como objetivo proporcionar às/aos professoras/res e gestoras/res da rede pública estadual de ensino reflexões acerca de temas essenciais à educação cearense, articulados às demandas globais, além de ensejar a partilha das experiências mobilizadas nos contextos de ensino-aprendizagem, por meio de atividades diversas como palestras, webinars, minicursos, exposição (banner) e colóquios temáticos (comunicação oral), fazendo uso de diferentes recursos didático-pedagógicos e ambientes de aprendizagem, analógicos e digitais, presenciais e virtuais.

 

O tema de 2022 se justifica na crença de que:

 

A educação – a forma como organizamos o ensino e a aprendizagem ao longo da vida – há muito tempo desempenha um papel fundamental na transformação das sociedades humanas. A educação consiste em como organizamos o ciclo intergeracional de transmissão e criação conjunta de conhecimento. Ela nos conecta ao mundo e uns aos outros, nos expõe a novas possibilidades e fortalece nossas capacidades de diálogo e ação. Porém, para construirmos os futuros que queremos, a própria educação deve ser transformada. (UNESCO, 2022, p. 5).

 

Portanto, toma-se como base o relatório: Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação, lançado em abril de 2022, pela UNESCO, o qual chama a atenção que “os futuros entrelaçados da humanidade e do nosso planeta estão sob ameaça. Ações urgentes, tomadas em conjunto, são necessárias para mudar o rumo e reimaginar nossos futuros. A educação, há muito reconhecida como uma força poderosa para mudanças positivas”. Nesse sentido, educação é primordial para a construção de uma sociedade mais equânime, justa e solidária.

 

A edição do Seminário DoCEntes deste ano se interrelaciona com a temática da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, com o tema “Diversidade: de toda gente para todo mundo”. As mudanças provocadas especialmente pela tecnologia causam impactos no modo de vida da sociedade. Os meios de desenvolvimento implicam em sobrecarga ao meio ambiente e os elevados padrões de vida de alguns se defrontam com o alargamento das desigualdades. Deste modo, as inovações ainda não chegam a todos, é necessário investir numa perspectiva equânime, inclusiva e democrática (UNESCO, 2022).

 

Posto que se compreende que a educação é impactada por fatores de múltiplas dimensões, portanto, “desempenha um papel fundamental no desbloqueio de futuros potenciais em todos os cantos do mundo, é natural, se não obrigatório, que reimaginar nossos futuros juntos envolva idealizar um novo contrato social para a educação” (UNESCO, 2022, p. 6).

 

Na direção de mobilizar diferentes possibilidades de interação, o evento será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais no Salão do Professor no Centro de Eventos, em Fortaleza, no contexto da referida XIV Bienal nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2022. Na semana seguinte, terá programação nos ambientes virtuais no período de 22 a 24 de novembro de 2022.