I Formação para implantação do Documento Curricular Referencial do Ceará acontece na CODED/CED

10 de setembro de 2019 - 11:54

Nesta segunda (09/09), a Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância sediou a I Formação para Implantação do Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC para a Educação Infantil e Ensino Fundamental nos municípios componentes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 6.

O evento contou com a apresentação do Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC pela Prof.ª Lucidalva Pereira Bacelar; a formação por componentes: Arte, Educação Infantil, Matemática Fundamental I e II, Português Fundamental I e II, Geografia, História, Ciências, Inglês, além da exibição da esquete teatral O Pequeno Príncipe, produzida pela Escola Júlia Elisa Farias do município de Groaíras.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC possui caráter normativo e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Assim, o DCRC busca indicar caminhos para que o currículo escolar cearense seja agradável e assegure as aprendizagens essenciais aos estudantes, de maneira a cumprir com o compromisso do Estado, que é o direito de aprender na idade certa. O documento é uma referência estadual para elaboração ou adequação de propostas pedagógicas, de forma a fortalecer o protagonismo dos(as) docentes e alunos(as) em cada sala de aula cearense.
A formação é uma realização da Secretaria da Educação do Estado do Ceará por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 6 em parceria com a Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância – CODED/CED.