9ª SECOB: EMBRAPA realiza semana da caprinocultura e ovinocultura brasileiras na CODED/CED

12 de setembro de 2019 - 15:19

A Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) sedia a 9ª Semana da Caprinocultura e Ovinoculturas Brasileiras, uma realização da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Que desafios os criadores de caprinos e ovinos brasileiros precisam superar para consolidar suas atividades? Quais os cenários futuros e as oportunidades que se apresentam para a caprinocultura e a ovinocultura no país? Para refletir e responder essas questões, a Embrapa Caprinos e Ovinos reuniu representantes dos diversos segmentos desses setores na 9ª Semana da Caprinocultura e Ovinocultura Brasileiras (Secob), que acontece hoje (11) e amanhã (12), em Sobral (CE).

Diferente das oficinas de concertação realizadas pela Embrapa nos anos de 2014, 2015 e 2016 para o levantamento de demandas e proposição de soluções, a Secob 2019 pretende – a partir dos cenários apontados – definir uma visão de futuro que possa estar na agenda de todas as instituições que atuam no setor.

No primeiro dia, a programação constou de “palestras inspiradoras”, nas palavras dos organizadores, que tinham o objetivo de alinhar informações sobre as perspectivas para inovação na agropecuária brasileira, aspectos históricos e a evolução da caprinocultura e da ovinocultura no Brasil, além das atividades de uma cooperativa de produção de mel no estado do Piauí, que demonstrou similaridades com o que pode ser feito por criadores de caprinos e ovinos. Em um segundo momento, dois painéis de discussão apresentaram experiências no mercado de carne e leite.

Para o presidente em exercício da Embrapa, Cléber Soares, eventos como a 9ª Secob têm uma importância estratégica para a empresa. “Estamos vivendo um momento no mundo em que nos cobram eficiência, entrega de valores e relevância do que estamos fazendo e esse evento vai apontar algumas diretrizes para aprimorar os nossos processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a fim de entregarmos esses valores demandados pela sociedade”.

Na programação de amanhã, os participantes serão divididos em quatro grupos para discutirem efetivamente os cenários de futuro e desafios para consolidação da produção de carne e leite e seus derivados, além de validarem e priorizarem o que for definido pelos diferentes segmentos das cadeias produtivas presentes no evento.