III SEMANA DA UMBANDA “A Umbanda e o desafio da organização pela garantia de direitos em tempos de retrocessos”

20 de novembro de 2019 - 14:58

 

Quinta feira (14), aconteceu a abertura da III SEMANA DA UMBANDA a partir das 19h, na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância – CODED/CED, com mesa-redonda e abertura da Exposição “Zé Maria Mulher – Ícone da Umbanda Sobralense”. As atividades seguiram até o dia 19 de novembro, envolvendo exposições, palestras, mesas-redondas, homenagens, cortejos e noite culturais, espalhados por centros de ensino superior e espaços públicos da cidade.

Na terça-feira (19), houve uma mesa-redonda com o tema “Mulheres e Espiritualidade: A voz da resistência”, com a participação da coordenadora da CODED/CED, a Profa. Dra. Vagna Lima.

A Semana da Umbanda é uma realização das Casas de Umbanda de Sobral, com apoio da Ecoa Sobral, Universidade Vale do Acaraú, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas, Ministério dos Direitos Humanos, Instituto Federal – CE- Campus Sobral, Coordenadoria Especial de Politicas Públicas dos Direitos Humanos, Coordenadoria Especial de Politicas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial,  Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância,  IBILÉ – Coletivo Cultural de Matriz Africana,  Coordenadoria dos Direitos Humanos, Shopping da Umbanda, Artista Plastico EdFerrera, Studio IM Terapias, Esmalteria Estrela Dalva, Multi Gráfica, Artigos Religiosos em Geral, Cris Bronze

 

Confira a programação das atividades que irão ocorrer na CODED/CED e programe-se para participar:

14 de novembro (quinta-feira) – 19h às 21h

Abertura da III SEMANA DA UMBANDA

Mesa: A UMBANDA E O DESAFIO DA ORGANIZAÇÃO PELA GARANTIA DE DIREITOS EM TEMPOS DE RETROCESSOS

 

18 de novembro (segunda-feira) – 14h às 17h

Palestra: POVOS DE TERREIRO: ORGANIZAÇÃO POLÍTICA EM TEMPOS DE INTOLERÂNCIA

 

18 de novembro (segunda-feira) – 19h às 21h

Mesa: NEGRAS E NEGROS: DO QUILOMBO ÀS FAVELAS

 

19 de novembro (quarta-feira) – 14h às 17h

Apresentação de trabalhos acadêmicos

 

19 de novembro (quarta-feira) – 19h às 21h

Mesa: MULHERES E ESPIRITUALIDADE: A VOZ DA RESISTÊNCIA