II Encontro de Integração Acadêmica do Polo UAB/CODED, de Sobral – CE

23 de fevereiro de 2022 - 11:06

Com o intuito de promover um momento de integração aos estudantes e como estratégia de dinamizar as atividades acadêmicas, o polo da UAB/Sobral, por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação à Distância – Coded/CED, realizou ontem, dia 22 de fevereiro de 2022, terça-feira, às 19 horas, o II Encontro de Integração Acadêmica.
O evento foi realizado no formato híbrido, ou seja, as/os interessadas/os participaram de forma presencial no espaço físico da Coded/CED, auditório 04, e no formato virtual, através do canal no YouTube da mesma instituição.
A programação foi constituída por três momentos: no primeiro, foi realizada uma homenagem aos alunos egressos como forma simbólica de comemorar as suas formaturas, aspecto extremamente importante na vida pessoal e profissional dos estudantes, de modo geral; no segundo, foi realizado o lançamento e a primeira sessão dos “Seminários Continuados”. Este consiste em uma série de seminários que acontecerão ao longo do semestre e trazem como tema central “Temas transversais da Educação Brasileira”. Ao longo do semestre os alunos participarão de sete seminários, cujas palestras versarão sobre temas que tangenciam questões pertinentes à escola e a sociedade, tais como, “O uso de substâncias psicoativas, a redução de danos e a educação escolar”, “O que os professores necessitam saber sobre gênero e sexualidade”, dentre outras. A ideia é gerar uma expertise nos alunos – futuros professores – no que se refere ao trato com questões delicadas que atravessam o cotidiano escolar. A primeira sessão foi ministrada pela Dra. Maria José Araújo Souza, professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú, diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e coordenadora geral da UAB da referida Universidade. A palestra teve como título “O ensino superior à distância: desafios e perspectivas”. Os “Seminários Continuados” serão abertos para a comunidade de modo geral. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do link: https://sic.ced.ce.gov.br/itinerario/iOHNNf7wVXHqiEU6g6qJNOWi6wcTwy/oferta/detalhes/2022/1/
O terceiro momento foi dedicado às artes, momento no qual foi realizada a abertura da exposição “Território Di-Versos”. A organização da referida exposição de artes visuais foi realizada pelos alunos e alunas do curso de Artes Visuais e tem a curadoria do Ateliê 156, da Casa KlangoPreá e de Ed Ferrera, bem como a participação dos alunos/artistas do Curso de Artes Visuais da UECE/UAB do Polo de Sobral – CE. Por fim, o evento foi encerrado ao som da cantora Simone Souza e Márcio Brandão.