Encerramento do Programa de Formação Continuada: Itinerários Formativos para Professores 2022

23 de junho de 2022 - 14:24

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), realizou nesta quarta-feira, 22, às 16h, no canal do Youtube da Coded/CED , a Webinar de Encerramento do Programa de Formação Continuada: Itinerários Formativos para Professores– Edição 2022: Ciências Humanas, Laboratório Educacional de Informática (LEI), Laboratório Educacional de Ciências (LEC), Centros de Multimeios e Competências Digitais para a Docência​.

Os Itinerários Formativos para Professores compõem uma ação de formação docente da rede pública estadual de ensino, mobilizados pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).

Para os debates, a referida Webinar contou com as convidadas: Sara Dias Trindade, Doutora em Ciências da Educação e em História, com pós-doutorado em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra; Maria Erenice dos Santos Barros – Coordenadora da Crede 16 – Iguatu; Renata Dutra de Quadro Silva – Agente de Gestão da Inovação Educacional – AGI, Crede 13 – Crateús; e como mediadora, a Coordenadora da Coded/CED – Seduc/CE, Vagna Lima.

Neste ano, contamos com a inscrição de 4.395 cursistas, sendo 878 no Itinerário de Ciências Humanas, 756 no LEI, 981 no LEC, 719 no Multimeios e 1.061 no Competências Digitais para a Docência.

Vale ressaltar que o programa certificou quase 3.000 cursistas das redes municipais e mais de 900 da rede estadual só no ano de 2021, sem falar nos 5.240 no ano de 2020, 2.184 em 2019, e 893 em 2018, tendo sua marca registrada na formação e qualificação dos profissionais que integram nossas redes. É por meio da produção textual realizada pelas/os professoras/es nos Itinerários Formativos que construímos o Seminário DoCEntes, momento marcante de socialização dos trabalhos das/os nossas/os professoras/es.

Comunicamos ainda às/aos cursistas que não finalizaram suas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVACED, que o sistema estará disponível até o dia 31 de agosto, a fim de que todas/os as/os professoras/es possam concluir o curso e garantir sua certificação.