Seduc promove Encontro Formativo sobre Inovação Pedagógica e Cultura Maker na Coded/CED
16 de maio de 2025 - 16:44
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), recebeu, nos dias 15 e 16, profissionais da educação de todo o estado do Ceará, técnicos e articuladores de gestão das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), Superintendências das Escolas de Fortaleza (Sefor) e do Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE) para participarem do Encontro Presencial dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGI) e dos multiplicadores do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie).
Na manhã do primeiro dia, 15, as programações iniciaram com a fala institucional da coordenadora Vagna Lima, que cumprimentou todos os participantes. Em seguida, foi realizado o Google Day, um evento promovido pela Google, em parceria com a Google for Education, por meio da GetEdu, com o objetivo de apresentar e formar educadores e profissionais da educação sobre as ferramentas do Google Workspace for Education. A mediação ficou a cargo das equipes formadoras: Google for Education – Marici Marchini (gerente de setor público) e Mariana Mendes (Time de Impacto); e GetEdu, empresa parceira da Google for Education – Marcele Aline Garrido e Wellington Maciel. À tarde, o evento contou com a participação da Secretária Executiva de Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, que participou remotamente através do Google Meet.
No segundo dia, 16, pela manhã, houve uma explanação sobre o Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica/BNCC Computação, pela orientadora de célula da Coded/CED Jacqueline Moraes. Em seguida, os AGIs deram suas contribuições na elaboração de proposições para o Plano, sendo encaminhados às Salas Temáticas: 1 – Ambientes e Dispositivo; 2 – Competências e Formação; 3 – Recursos Educacionais Digitais; 4 – Currículo; 5 – Gestão e Transformação Digital. Já os multiplicadores participaram de uma dinâmica de interação e, no LabCrie, foram apresentados aos projetos e aos laboratórios da Coded/CED. As atividades tiveram a mediação dos técnicos da coordenadoria.
As atividades da tarde foram iniciadas com o tema “Recomposição e fortalecimento das aprendizagens com o uso das tecnologias” e os mesmos grupos da manhã, dos AGIs, reuniram-se nas Salas Temáticas: 1 – Língua Portuguesa; 2 – Ciências Humanas; 3 – Ciências da Natureza; 4 – Sisedu: funcionalidades e relatórios; e 5 – Matemática para planejar estratégias e apresentá-las aos demais. Os multiplicadores participaram das oficinas: 1 – Flubaroo; 2 – Cultura Maker/Origami e Kirigami; e MakerLab: Robótica e Impressão 3D na Prática. Após, receberam orientações sobre o curso Gestão de Espaços Makers (UFMS) e alguns encaminhamentos. O evento encerrou-se com a entrega das premiações do Game CED.