A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade), Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), e em parceria com o Programa Cientista Chefe realiza o Foco na Aprendizagem, uma iniciativa que consiste no desenvolvimento de ações integradas, voltadas à Recomposição das Aprendizagens, à implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e do Novo Ensino Médio (NEM) e às estratégias e possibilidades da Educação Híbrida, na efetividade do uso das tecnologias para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.

 

Nesse sentido, articula as ações didático-pedagógicas em torno da garantia do direito à aprendizagem das/os estudantes, por meio da avaliação diagnóstica e formativa, formação continuada de professoras/es, tutoria de língua portuguesa e de matemática e uso de Material Didático Estruturado (MDE), com vistas à garantia da equidade nos processos educativos.

 

LINHA DO TEMPO – ESTRUTURA DA INICIATIVA (2020-2023)

O Foco na Aprendizagem está em andamento na rede pública estadual de ensino desde 2020, e consiste numa ação formativa que busca construir uma agenda na Seduc/CE e em suas coordenadorias regionais, para a análise e o aprofundamento dos resultados e trajetórias das/os estudantes, articulados ao uso do Material Didático Estruturado (MDE) com diferentes abordagens, recursos didáticos e metodológicos que se caracterizam, especialmente, pela troca de experiência e pela construção coletiva do conhecimento, por intermédio da formação continuada entre pares, contemplando as/os professoras/es de todas as áreas do conhecimento que atuam na rede estadual.

 

OBJETIVO:

 

Reafirmar o foco do trabalho pedagógico na aprendizagem das/os estudantes, por meio da Avaliação Diagnóstica e Formativa, articulada ao uso do Material Didático Estruturado (MDE), à formação continuada de professoras/es e à tutoria de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT), pautado nas premissas da equidade, descentralização e articulação curricular.

 

PREMISSAS ESTRUTURANTES: