Laboratório Educacional de Ciências (LEC) – Seminário DoCEntes 2020 – ANAIS

Autores e CoautoresTema

Amanda Maria e Sousa Félix Pereira, Benedita de Oliveira Fernandes e George Alex Barbosa

OFICINAS DE ESTUDO: MATEMÁTICA APLICADA À QUÍMICA

Francisco Robério Galvão, Ana Hirley Rodrigues Magalhães e Cristiane Maria Porto Carneiro

LABORÁTÓRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERSPECTIVA DE PROFESSORES

José Natanael Lima Almeida Anastácio e Maria Roseneide Furtado Oliveira

ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICIPIO DE ARACATI – CE

Rafael Moura da Silva Barros e Elismar Rocha da Silva Ribeiro

DIDAKNAT: UM PROPOSTA DE APLICATIVO MÓVEL DE APOIO À PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Maria Regilane de Sousa Rodrigues

METODOLOGIA ATIVA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA: AS PRÁTICAS LABORATORIAS COMO INCENTIVO AO PROTAGONISMO DO ALUNO

Carlos Antônio Marques de Sousa e Geovane Damasceno Nobre

CRIPTOGRAFIA E ARITMÉTICA: UMA PROPOSTA DE AULA RELACIONADA AO ITINERÁRIO FORMATIVO DE MATEMÁTICA

Leônidas Quirino da Silva

DISCIPLINA ELETIVA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PESQUISA CIENTÍFICA NO LEC

Rubens Vitorino Dantas Filho, Emilio Lopes Sousa e Suiane Costa Alves

NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA O ENTUSIASMO NA EDUCAÇÃO

Maria Irismã Libório Góes, Maria do Socorro de Andrade Neves Santos, Afonso Pierre de Sousa Leonel e Solange Ferreira da Silva

ENSINO REMOTO DO LABORATORIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Cleilson Coutinho da Silva e Francisco Saturno da Silva Júnior

NERCE - NÚCLEO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR: PROJETO CIENTÍFICO COMO PRESSUPOSTO TEÓRICO DO EDUCAR PELA PESQUISA

Julia Mesquita Lopes e Cristiane Maria Porto Carneiro

EDUCAR PELA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APLICANDO METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DO LABORATÓRIO EDUCATIVO DE CIÊNCIAS (LEC)

Maria Rozelir Diogenes, Robson Slaiter Souza Freitas e Suiane Costa Alves

REÚSO DA ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ALTERNATIVA NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA)

Sandra Limeira Barbosa e Otávio Vieira Sobreira Júnior

PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO MÉDIO: PRODUÇÃO DE UM LARVICIDA BIODEGRADÁVEL

Antônia Josiene Pereira da Silva Xavier e Pedro Siqueira Lima

ESSÊNCIAS DO SABER (QUÍMICA DO CARBONO: PRODUÇÃO DE SABONETES)

Roberta Maria Arrais Benício e Francisca Aparecida Morais da Cunha

INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE BIOLOGIA COMO CONTRIBUINTE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Maria do Socorro Santana de Sousa

Monitoria de práticas laboratoriais como ferramenta de fortalecimento do ensino- aprendizagem da disciplina de Química na Escola de Ensino Médio Monsenhor Antônio Feitosa