#Enemnarede: Seduc oferece novos conteúdos para preparação dos alunos em 2019

4 de julho de 2019 - 16:48

 

 

Além de lançar o Enem Não Tira Férias 2019, a Secretaria da Educação (SEDUC) incluiu novos conteúdos na plataforma digital #Enemnarede. Criada com o intuito de possibilitar aos alunos da rede pública estadual uma preparação complementar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ferramenta explora assuntos avaliados nas provas. O trabalho é desenvolvido pela Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED), sediada em Sobral e vinculada à SEDUC.

Disponível desde 2017, a Plataforma #Enemnarede passou por uma ampla reestruturação em 2019. Conforme ressalta a coordenadora da CODED/CED, Vagna Brito de Lima, “a plataforma #Enemnarede mobiliza recursos digitais e estratégias da educação a distância para levar conteúdos acadêmicos, no formato de videoaulas e material estruturado, às mãos dos estudantes nos mais recônditos lugares do Ceará. Para tanto, faz-se necessário o acesso à internet. Embora tenhamos regiões ainda sem conexão telefônica e internet, reconheço nessa ferramenta uma possibilidade àqueles que estão em fase de preparação para o Enem. Para além, contamos com a importante contribuição voluntária e comprometida dos professores da rede pública estadual de ensino do Ceará, que tão prontamente se dispõem a gravar videoaulas para diversificar o conteúdo da plataforma #Enemnarede”.

O #Enemnarede é uma ferramenta pedagógica online, com aulas em formato de vídeo, preparadas pelos professores da rede estadual, que abordam as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo exame (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática). As videoaulas variam de 8 a 15 minutos e estão disponíveis no site (enem.ced.ce.gov.br), podendo ser acessadas em qualquer hora e local.
A plataforma #Enemnarede possui 130 aulas disponíveis e registra mais de 20 mil acessos. Para acessar, o aluno necessita realizar seu cadastro no site: https://enem.ced.ce.gov.br, utilizando o e-mail, ou ainda por meio do Aluno Online – https://alunoonline.seduc.ce.gov.br/.

A coordenadora da CODED/CED, Vagna Brito de Lima, ressalta ainda que “frequentemente são incluídos novos conteúdos no portal. Os estudantes também terão à disposição, na plataforma, arquivos com teoria e exercícios a respeito dos temas, além de um espaço tira-dúvidas.”

Para a aluna da rede estadual Laila Silva Sousa (EEEP Lysia Pimental Gomes Sampaio Sales), “o #Enemnarede é uma ótima plataforma, que possibilita aos alunos terem acesso a várias aulas de conteúdos que são focados para o Enem, de forma que eles consigam estudar na comodidade de estar em casa. Acredito que, agora, no período de férias, a gente tem muito essa questão de tempo livre e, muitas vezes, não sabemos como fazer desse tempo algo produtivo. O #Enemnarede possibilita ao aluno ter esse contato com os estudos na sua própria casa ou em qualquer lugar em que ele esteja e isso contribui para que ele possa estar nas férias, porém focado no Enem de forma produtiva.”

A diretora da EEM Professor Luís Felipe, Maria Marly de Lima acredita que “a plataforma #Enemnarede pode contribuir bastante com o aprendizado dos alunos, uma vez que eles acessam, principalmente, as disciplinas que eles têm mais dificuldade. Com certeza eles devem procurar reforço e é exatamente na plataforma que conseguirão, no tempinho que estiverem em casa. A CODED/CED está fazendo isso em um momento muito oportuno, quando os alunos, nas férias, começam essa maratona e precisam melhorar cada vez mais a sua aprendizagem. Então, é muito rica essa ação.”
O #Enemnarede também faz parte do Programa Enem Chego Junto, Chego Bem, cujo objetivo é mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Enem com segurança e perspectiva de ingresso na universidade.