AMBIENTES E PROJETOS

 

Ambiente Virtual de Apoio aos Estudos Domiciliares

 


O Governo do Ceará, como parte das ações de enfrentamento à disseminação da Covid-19, suspendeu as atividades presenciais na rede pública estadual de ensino. A medida expressa nos decretos governamentais Nº 33.510 (16 de março de 2020) e Nº 33.531 (de 30 de março de 2020) desafiou gestores, professores e demais servidores a pensarem iniciativas para fazerem deste período uma mudança de paradigmas no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, uma vez que foi preciso recorrer ao uso de tecnologias digitais para que a escola não parasse na íntegra.

 

Produção dos Professores da Rede Estadual

 

As produções pedagógicas das/os professoras/es, que têm o protagonismo docente como principal fio condutor de suas mais diversas práticas e ações, são divulgadas singularmente, respeitando, de cada produtor(a), seus talentos, propostas, ideias, iniciativas e contribuições, características que, somadas, externam, bem, o potencial de um trabalho que contribui para a educação em rede.

 

Conexão Seduc

 

O objetivo principal do Conexão Seduc é propiciar a discussão sobre as atividades no ensino remoto, o compartilhamento de experiências desenvolvidas no contexto domiciliar, bem como o debate de temas diversos que se apresentam no cotidiano escolar, por meio de atividades que envolvem aulas, colóquios temáticos, webinários, por meio das redes sociais, plataformas digitais e de aplicativos.

 

Enem na Rede

 

A Plataforma Enem na Rede tem por objetivo possibilitar aos alunos da rede pública estadual uma preparação complementar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), explorando temas curriculares que se alinham aos eixos cognitivos e às competências e habilidades propostas na Matriz de Referência do ENEM.

 

LabCED

 

Considerando a importância da realização de práticas experimentais no processo de ensino-aprendizagem, a CODED/CED dispõe do minicurso de Práticas Laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática (LabCED).

 

LabCED Itinerante

 

O LabCED Itinerante possibilita a capacitação e o aperfeiçoamento docentes, de forma a ampliar o conhecimento sobre os procedimentos laboratoriais, bem como estruturar o planejamento de atividades afins, por meio de práticas pedagógicas, que podem ser utilizadas nos laboratórios de Ciências da Natureza e de Matemática, das escolas públicas estaduais, por alunos e professores, contextualizando-as com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

 

Programa Vamos Aprender

 

É uma iniciativa do CONSED e de outros parceiros promotores, para que a rede estadual utilize os recursos e conteúdos educacionais digitais a serem veiculados em emissoras de radiodifusão e disponibilizado em plataformas digitais. Assegura o acesso de professores e alunos aos recursos e conteúdos educacionais digitais não acarretará em nenhum ônus financeiro e/ou jurídico à Secretaria e/ou às suas escolas.

 

No âmbito do Programa Vamos Aprender a Seduc, compromete-se a:

 

a) mobilizar os professores e alunos de sua rede de ensino a acessar os conteúdos disponibilizados pelo programa “Vamos Aprender” e se engajar nessa dinâmica de aprendizado remoto;

b) avaliar junto ao Conselho Estadual de Educação a forma de validação desse conteúdo no tocante ao cumprimento das 800 horas de atividades letivas.


Público-alvo: Educadores de várias áreas do conhecimento.