Foco na Aprendizagem

 

 


A iniciativa consiste em reafirmar o foco do trabalho pedagógico no ensino e na aprendizagem dos estudantes, por meio da avaliação diagnóstica e formativa, articulada ao uso de material estruturado (Língua Portuguesa e Matemática) e formação de professores, pautada nas seguintes premissas: equidade, descentralização e articulação curricular.

 

Foco Língua Portuguesa

 


O propósito é estudar o material estruturado elaborado pelas equipes técnicas pedagógicas da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, a partir dos resultados verificados nas avaliações internas e externas.


Analisar o material estruturado na perspectiva de mobilizar estratégias didáticas e pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem. Vivenciar o material estruturado visando a melhoria das práticas pedagógicas do ensino da Língua Portuguesa em sala de aula.


Sempre que possível, a aula apresentará uma temática central abordada ao longo de 100 minutos (tempo previsto para a sua execução). Neste percurso, exploram-se os 4 Eixos da Língua Portuguesa:

 

Eixos da Língua Portuguesa:

1. Oralidade: definição e interpretação de gêneros orais, com a escrita de textos autênticos.

 

2. Leitura: estudo de textos verbais, não verbais e multissemióticos, divididos por gêneros e tipologias.

 

3. Escrita: estratégias para o desenvolvimento desta habilidade.

 

4. Análise linguística: aspectos conceituais e linguísticos.

 

Quadro 6 – Foco na Aprendizagem – Língua Portuguesa

Resumo:

O curso propõe o estudo modular do material estruturado de Língua Portuguesa.

Ementa:

Procedimentos de leitura. Suporte, gênero e relações entre textos. Coesão e coerência e variação linguística. Recursos expressivos e efeitos de sentidos.


Carga Horária:

Total - 120 horas

Presencial -60 horas

Distância - 60 horas


 

Foco Matemática

 


Curso baseado em evidências, que põe a avaliação a serviço da formação integral da(o) aluna(o). Para aproximar a avaliação da prática pedagógica, formatamos uma Matriz de Referência para o SISEDU que incorpora as matrizes do SPAECE e do ENEM, mas que permite mapear com mais precisão as lacunas de aprendizado dos alunos. Esta matriz reflete a BNCC e os documentos curriculares do Estado do Ceará. Além disso, serviu de base para os relatórios a serem interpretados e para os materiais estruturados a serem usados nas práticas docentes. Cabe destacar que a análises de dados, as matrizes e os materiais são contribuições do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, parceria entre a SEDUC, a UFC, a FUNCAP e demais Universidades do Estado do Ceará.
 

Objetivo

1. Analisar relatórios gerados pela avaliação diagnóstica-formativa (via SISEDU), utilizando-os para nortear estratégias pedagógicas focalizadas e adaptadas a diferentes grupos de alunos, com déficit de aprendizagem similares.

 

2. Estudar o material estruturado, elaborado conjuntamente pela SEDUC e UFC, na forma de blocos temáticos, para elaborar estratégias pedagógicas para a superação dos déficits apontados nos relatórios.

 

3. Aplicar o material estruturado em sala de aula, segundo estratégias planejadas com a orientação dos formadores, explorando abordagens que resgatem habilidades comprometidas nas etapas anteriores de formação dos alunos.

 

4. Constituir repositório de práticas e de materiais, compartilhados em redes de professores que lideram processos de transformação do ensino de Matemática em suas esferas de atuação.

 

 

Quadro 7 - Foco na Aprendizagem - Matemática

Resumo:

O curso será estruturado em torno de análises de dados gerados pelas avaliações diagnóstico-formativas (via SISEDU) e na elaboração e aplicação de estratégias pedagógicas, baseadas em materiais estruturados temáticos, focadas na promoção da aprendizagem em Matemática e no resgate, segundo abordagens adaptadas a diferentes contextos e grupos de alunos, de competências e habilidades estruturantes para a Matemática do Ensino Médio.

Ementa:

Principais elementos a serem trabalhados na formação serão:



1. Relatórios detalhados de diferentes cenários (escolas, turmas, alunos) de proficiência em Matemática, gerados a partir da avaliação diagnóstico-formativa (via SISEDU).



2. Material estruturado na forma de módulos temáticos, com o tratamento gradual e integrado de tópicos estruturantes da Matemática (percorrendo competências e habilidades, do Ensino Fundamental ao Médio).



3. Tutoriais e protocolos para interpretação e uso pedagógico dos dados das avaliações diagnósticas. Tutoriais, protocolos e modelos de estratégias pedagógicas pertinentes à promoção da aprendizagem, focada nas principais dificuldades apontadas pelos relatórios de avaliação.



4. Modelos de interação entre formadores e cursistas, entre cursistas, entre cursistas e alunos, para a formação/consolidação de redes e a constituição de um repositório dinâmico de práticas.


Carga Horária:

Total - 120 horas

Presencial -60 horas

Distância - 60 horas