Foco na Aprendizagem
A iniciativa consiste em reafirmar o foco do trabalho pedagógico no ensino e na aprendizagem dos estudantes, por meio da avaliação diagnóstica e formativa, articulada ao uso de material estruturado (Língua Portuguesa e Matemática) e formação de professores, pautada nas seguintes premissas: equidade, descentralização e articulação curricular.
Foco Língua Portuguesa
O propósito é estudar o material estruturado elaborado pelas equipes técnicas pedagógicas da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, a partir dos resultados verificados nas avaliações internas e externas.
Analisar o material estruturado na perspectiva de mobilizar estratégias didáticas e pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem. Vivenciar o material estruturado visando a melhoria das práticas pedagógicas do ensino da Língua Portuguesa em sala de aula.
Sempre que possível, a aula apresentará uma temática central abordada ao longo de 100 minutos (tempo previsto para a sua execução). Neste percurso, exploram-se os 4 Eixos da Língua Portuguesa:
Eixos da Língua Portuguesa:
1. Oralidade: definição e interpretação de gêneros orais, com a escrita de textos autênticos.
2. Leitura: estudo de textos verbais, não verbais e multissemióticos, divididos por gêneros e tipologias.
3. Escrita: estratégias para o desenvolvimento desta habilidade.
4. Análise linguística: aspectos conceituais e linguísticos.
Quadro 6 – Foco na Aprendizagem – Língua Portuguesa | |
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Resumo: | O curso propõe o estudo modular do material estruturado de Língua Portuguesa. |
Ementa: | Procedimentos de leitura. Suporte, gênero e relações entre textos. Coesão e coerência e variação linguística. Recursos expressivos e efeitos de sentidos. |
Carga Horária: | Total - 120 horas |
Foco Matemática
Curso baseado em evidências, que põe a avaliação a serviço da formação integral da(o) aluna(o). Para aproximar a avaliação da prática pedagógica, formatamos uma Matriz de Referência para o SISEDU que incorpora as matrizes do SPAECE e do ENEM, mas que permite mapear com mais precisão as lacunas de aprendizado dos alunos. Esta matriz reflete a BNCC e os documentos curriculares do Estado do Ceará. Além disso, serviu de base para os relatórios a serem interpretados e para os materiais estruturados a serem usados nas práticas docentes. Cabe destacar que a análises de dados, as matrizes e os materiais são contribuições do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, parceria entre a SEDUC, a UFC, a FUNCAP e demais Universidades do Estado do Ceará.
Objetivo
1. Analisar relatórios gerados pela avaliação diagnóstica-formativa (via SISEDU), utilizando-os para nortear estratégias pedagógicas focalizadas e adaptadas a diferentes grupos de alunos, com déficit de aprendizagem similares.
2. Estudar o material estruturado, elaborado conjuntamente pela SEDUC e UFC, na forma de blocos temáticos, para elaborar estratégias pedagógicas para a superação dos déficits apontados nos relatórios.
3. Aplicar o material estruturado em sala de aula, segundo estratégias planejadas com a orientação dos formadores, explorando abordagens que resgatem habilidades comprometidas nas etapas anteriores de formação dos alunos.
4. Constituir repositório de práticas e de materiais, compartilhados em redes de professores que lideram processos de transformação do ensino de Matemática em suas esferas de atuação.
Quadro 7 - Foco na Aprendizagem - Matemática | |
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Resumo: | O curso será estruturado em torno de análises de dados gerados pelas avaliações diagnóstico-formativas (via SISEDU) e na elaboração e aplicação de estratégias pedagógicas, baseadas em materiais estruturados temáticos, focadas na promoção da aprendizagem em Matemática e no resgate, segundo abordagens adaptadas a diferentes contextos e grupos de alunos, de competências e habilidades estruturantes para a Matemática do Ensino Médio. |
Ementa: | Principais elementos a serem trabalhados na formação serão:
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Carga Horária: | Total - 120 horas |