Ciências Humanas – Seminário Docentes 2020 – ANAIS

Autores e CoautoresTema

Maria de Lourdes Barbosa Farias Ferreira, Francisca Claudia Santana Furtado e Alcimeire Coriolano Gonçalves

SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES NO CONTEXTO DA ESCOLA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DA EEEP ANTONIO MOTA FILHO

Katia Rodrigues Aves

EMPODERAMENTO FEMININO: FEITICEIRO NA LUTA POR MULHERES BEMRESOLVIDAS E INDEPENDENTES

Maria Brenda de Castilho Lima e Erlane Muniz de Araújo Martins

PROJETO RESGATE DA CULTURA LOCAL EM IMAGENS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA

Katiany de Cássia Moreira Freire

APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA AULA DE CAMPO NA ESCOLA E ENSINO MÉDIO JOSÉ CORREIA LIMA

Pedro Carlos Vieira de Lima, Katiany de Cássia Moreira Freire, Juliana Pereira da Silva e José Brito da Silva Filho

LIMITES E POSSIBILIDADES DE ADEQUAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO REMOTO NA EEM JOSÉ CORREIA LIMA, VÁRZEA ALEGRE-CE

Alexandre de Sousa Júnior

LUDICIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS: LIMITES E POSSIBILIDADES DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO

João Joel de Oliveira Neto, Ronald Felipe Barreto Sousa e Gilmar Dantas da Silva

LITERATURA, FICÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Maria do Socorro Mendes de Vasconcelos, Cláudio Fernandes da Silva e Francisco José Francelino de Oliveira

HISTÓRIA BOA É HISTÓRIA CONTADA E CANTADA

Francisco de Jesus Magalhães de Sousa

HISTÓRIA E LITERATURA: ENTENDENDO O BRASIL DA REPÚBLICA VELHA ATRAVÉS DA OBRA “OS BRUZUNDANGAS” DE LIMA BARRETO

Cristiane Oliveira Mendes, Josélia Cruz da Silva e Viviane Martins de Oliveira

RADIO ESCOLA JP & CELULAR: NOVOS OLHARES SOBRE OS MEIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Francisco Karisson Chagas Silva, Josefa Lúcia Morais Silva e Fábio Ferreira da Silva

IV SEMINÁRIO BIOGEOGRAFIA – INTERFACES DOS DIÁLOGOS CONECTADOS

Lucas Gabriel da Silva e Francisca Valfisia da Silva

JÚRI SIMULADO E METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

Santiago Pontes Freire Figueiredo

<font size="3"A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PODCASTS COMO ALTERNATIVA REMOTA AO ENSINO DE FILOSOFIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Alan Tavares Ribeiro e Luziana Silva de Amorim

A VISITA AO MUSEU DO NEGRO LIBERTO COMO METODOLOGIA ATIVA NO
ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Edílio Quintino de Oliveira

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E CIDADANIA NA EEM PLÁCIDO ADERALDO CASTELO EM CARIRIAÇU-CE

Francisco Igor Taboza de Souza

UTILIZANDO SOFTWARES DE GEOLOCALIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA, CONTEÚDO DE GLOBALIZAÇÃO, NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO OLÍMPIO SAMPAIO DA SILVA

Cristiano Silva da Rocha Diógenes e Francisca Valfisia da Silva

ENEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Kátia Keylly Feitosa da Silva e Maria Alexandre Gomes Ferreira

UTILIZANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS DENTRO DO CLUBE DO LIVRO

Maria do Socorro Santana de Sousa

Monitoria de práticas laboratoriais como ferramenta de fortalecimento do ensino- aprendizagem da disciplina de Química na Escola de Ensino Médio Monsenhor Antônio Feitosa

Cristiano Silva da Rocha Diógenes e Francisca Valfisia da Silva

ENEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA

George de Castro Sousa e Raimunda Laine Firmino Barbosa e Joseliana Maria Nunes da Silva

HUMANAS EM REDE, ESCOLA QUE CUIDA: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Maria Vanessa Campos de Souza e Paulo Antônio Nogueira Júnior

HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E IDENTIDADE: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Katiany de Cássia Moreira Freire

APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA AULA DE CAMPO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOSÉ CORREIA LIMA

Fábio Ferreira da Silva, Francisco Karisson Chagas Silva e Josefa Lúcia Morais Silva

IV SEMINÁRIO BIOGEOGRAFIA – INTERFACES DOS DIÁLOGOS CONECTADOS

Cícero Adauto dos Santos de Sousa, Edson Ribeiro Luna e Maria Alexandre Gomes Ferreira

CEJA - CRATO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ

Edilânio Rodrigues Macário e Maria Alexandre Gomes Ferreira

A EDUCAÇÃO NO REGIME DE ENSINO NÃO-PRESENCIAL E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DURANTE A PANDEMIA: UM OLHAR REFLEXIVO FRENTE ÀS NARRATIVAS DOS EDUCANDOS NA EEEP WELLINGTON BELÉM DE FIGUEIREDO