LABCED

3 de fevereiro de 2020 - 15:32

LabCED

Considerando a importância da realização de práticas experimentais no processo de ensino e aprendizagem, a Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) dispõe do minicurso de Práticas Laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática – LabCED.
A ação tem o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Ciências da Natureza e de Matemática das escolas públicas estaduais, por alunos e professores, contextualizando-as com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O minicurso é ofertado nos laboratórios de Física, Química, Biologia e Matemática da CODED/CED, os quais possuem equipamentos e boas condições para o desenvolvimento das práticas didáticas propostas.

LabCED Itinerante

O LabCED Itinerante possibilita a capacitação e o aperfeiçoamento docentes, de forma a ampliar o conhecimento sobre os procedimentos laboratoriais, bem como estruturar o planejamento de atividades afins por meio de práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Ciências da Natureza e de Matemática das escolas públicas estaduais, por alunos e professores, contextualizando-as com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Neste formato, a CODED/CED leva para as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), conforme agendamento prévio, alguns instrumentos laboratoriais e realiza experiências com a utilização de materiais de baixo custo.
As oficinas disponibilizam materiais estruturados por disciplina (Biologia, Química, Física e Matemática) para os professores, que são utilizados durante a formação e podem auxiliar no desenvolvimento de práticas didáticas durante todo o ano letivo.