Plataformas e serviços on-line de parceiros da Seduc/CE

 

IMPULSIONA

 

O Impulsiona é o programa de educação esportiva do Instituto Península que utiliza o esporte como ferramenta educacional para promover o desenvolvimento integral dos alunos. O programa já está presente em mais de 32 mil escolas, em todos os estados do Brasil.
Oferece apoio pedagógico a professoras/es e coordenadoras/es para que estas/es possam tornar as escolas mais ativas, trabalhar as competências socioemocionais, estimular a inclusão e fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar. Disponibiliza cursos on-line e conteúdos pedagógicos gratuitos completamente alinhados às competências gerais e unidades temáticas da BNCC, no portal Impulsiona (https://impulsiona.org.br/).

 

 

KHAN ACADEMY

 

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita para qualquer pessoa e em qualquer lugar. Para isso, a plataforma digital da Khan Academy oferece recursos educacionais on-line e gratuitos para professoras/es e estudantes , e já é usada por mais de 87 milhões de estudantes e mais de 3 milhões de professoras/es por todo o mundo.
Além de estudantes e professoras/es, a Khan Academy também busca apoiar escolas e redes da secretaria de educação, não apenas promovendo o uso da tecnologia nas salas de aula, mas também oferecendo ferramentas que apoiam a/o professora/or e dão às escolas e às redes a possibilidade de acompanhar mais de perto as atividades e o desempenho de suas/seus estudantes. A Khan Academy está presente em cerca de 50 redes parceiras pelo Brasil, além de ser usada por outras redes e escolas de forma orgânica.

 

 

LECIONAS

 

O Lecionas é um banco de questões inéditas, com gabarito comentado e alinhadas à BNCC, para uso específico no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). No momento, trabalha com cinco (5) disciplinas: Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Com o Lecionas, as/os professoras/es podem montar provas e listas de exercícios de alta qualidade e em pouco tempo!

 

 

ECOMUSEU

 

Serão disponibilizados três (3) vídeos sequenciais da aula de campo do Ecomuseu Natural do Mangue: parte1 (apresentação do Ecomuseu Natural do Mangue, contexto histórico, importância do trabalho, resultados e parcerias); parte 2 (apresentação de 15 peças do acervo – aula); parte 3 (visita ao mangue vermelho com explicativos e amostragem da etapa de reflorestamento). As exibições têm formato de videoaulas.

 

 

LETRUS

 

O Programa Letrus é um programa pedagógico pioneiro no país que apoia educadoras/es e alunas/os no desenvolvimento da escrita que visa ao letramento da/o estudante.
A metodologia é construída de forma cíclica a partir de resultados e análises detalhadas que possibilitam o protagonismo e desenvolvimento da escrita de estudantes.
Além disso, com o Programa é possível também desenvolver habilidades essenciais para o vestibular, a partir de correções focadas nos critérios do Enem.
O Programa funciona da seguinte forma: as/os alunas/os terão trilhas de atividades de escrita na plataforma Letrus, elas/eles receberão devolutivas sobre os erros cometidos e como melhorar para o próximo texto. Dessa forma, podem continuar praticando e aprendendo mesmo nesse período. É importante destacar que as/os alunas/os precisam de acesso a internet, ainda que de baixa velocidade. Elas/eles podem participar usando um computador ou celular.

 

 

WEBINAR

 

A webinar é uma videoaula considerada uma ferramenta síncrona de interação, ou seja, a webinar é transmitido em tempo real, de forma 
on-line, permitindo a interação de professoras/es via chat e a presença de convidadas/os em tela para a condução do conteúdo, fazendo uma explicação 
de tipos e usos de ferramentas digitais gratuitas que podem auxiliar circuitos pedagógicos. É transmitido via YouTube e é necessário 
que a/o professora/or participante tenha uma conta Gmail para interagir no canal – todas as interações serão enviadas em formatos de links 
diretos da transmissão, sem necessidade de cadastro prévio, em dia e horário pré-determinados. A webinar pode se tornar uma ferramenta 
assíncrona também, pois ao término de cada exibição ao vivo, a videoaula permanece gravada para consulta posterior.

 

 

STOODI

 

Para ajudar professoras/es e alunas/os da rede pública de ensino do Ceará, nesse período de suspensão das aulas, o Stoodi – plataforma de educação on-line com conteúdos voltados para estudantes do Ensino Médio – liberou acesso gratuito às suas ferramentas. A plataforma ainda conta com outras ferramentas gratuitas, como e-books, edições anteriores e corrigidas das provas do Enem e um blog, onde estudantes e professoras/es podem encontrar dicas sobre como estudar on-line e manter uma rotina organizada de estudos em casa.

 

 

CURTA NA ESCOLA

 

Plataforma de streaming que tem como objetivo promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula. Os filmes estão classificados e podem ser buscados por disciplina, nível de ensino, faixa etário ou temas transversais. A busco refinada pode ocorrer também por qualquer palavra do diálogo ou dados da ficha técnica do filme.
Nesta plataforma, as/os professoras/es cadastradas/os compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula, comentando os filmes e enviando sua experiência educacional por meio de relatos que formam o Banco de Relatos aberto para consulta.

 

 

EUREKA DIGITAL

 

A plataforma educacional “Eureka digital” disponibilizará conteúdo diferenciado para alunas/os e professoras/es por meio de três funcionalidades:
1. Biblioteca: a biblioteca conta com mais de 200 títulos em pdf com conteúdo teórico e prático que atende desde a educação infantil até o ensino médio, inclui também materiais específicos para a formação de professoras/es.
2. Audioteca:a audioteca é um acervo de áudios em formato de podcasts que abordam questões gerais referentes ao processo de ensino e aprendizagem, traz também leitura de obras clássicas da literatura, entrevistas e comentários de professoras/es sobre rotinas de estudo.
3. Videoteca:a videoteca compila uma série de vídeos com conteúdo didático, compreendendo videoaulas formais, animações e passo a passo de construção de brinquedos e objetos.

 

 

ÁRVORE DE LIVROS

 

A Árvore possui como missão apoiar a formação de leitoras/es por todo o país por meio de tecnologias educacionais que proporcionem uma experiência enriquecedora para estudantes, professoras/es e gestão.
Nesse sentido, a Árvore de Livros é uma plataforma que disponibiliza acervo diversificado de livros, jornais e revistas, com funcionalidades que conectam professoras/es e alunas/os em uma plataforma repleta de atividades, sequências didáticas alinhadas à BNCC e relatórios de acompanhamento.

 

 

FB ONLINE

 

Plataforma FB Online – com cursos de Fundamentos em Português, Matemática, Física e Química. Tais cursos são compostos por videoaulas e materiais didáticos que visam proporcionar uma base inicial para quem deseja se preparar para o Enem. Também será liberado o acesso para a resolução de Simulados e Exercícios. Além de aulas ao vivo liberadas diariamente no canal do FB Online.

 

     

    LANLINK

     

    Solução de ensino a distância customizável, que se adapta a qualquer tela que o estiver acessando, seja o monitor do seu computador, do tablet ou do smartphone, o que garante a melhor experiência para a/o aluna/o ou professora/or independente do meio de acesso. A plataforma possui ferramentas de auxílio na interação com a/o tutora/or, onde a/o aluna/o poderá tirar suas dúvidas e interagir diretamente com ela/ele em um só lugar. Para as/os professoras/es, a solução garante uma fácil gestão das/os suas/seus alunas/os por meio de relatórios extraídos ou através do painel das turmas, onde é possível ver informações como a última vez que a/o aluna/o acessou o sistema, qual sua evolução na matéria e até qual sua nota na avaliação.
    Tudo isso somado com toda a experiência e metodologia dos materiais de ensino do Farias Brito, com material focado para o desenvolvimento e aprovação da/o aluna/o. Nesse conteúdo, teremos aulas com foco Ciências da Natureza e Ciências humanas (Biologia, Geografia, Química, História, Física e Filosofia) com um total de 130 aulas a serem disponibilizadas.