APRESENTAÇÃO

 

 

 

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) criou o Ambiente de Apoio à Formação Docente com o objetivo de amparar as ações formativas para dar subsídios ao desenvolvimento profissional. O ambiente reúne, organiza e disponibiliza uma curadoria de documentos, sugestões e dicas, bem como, contém produções audiovisuais, informações sobre cursos e plataformas, com sugestões de conteúdos abertos e gratuitos para a construção autônoma de percursos formativos, voltados ao desenvolvimento das competências necessárias à atuação didática e pedagógica mediada ou não por tecnologias.


Neste ambiente, estão disponíveis arquivos produzidos pelos diversas/os agentes que estão direta ou indiretamente envolvidas/os com a educação. Nessa perspectiva, tem-se como princípio a formação entre pares, a personalização da aprendizagem, o aprender em rede, auxiliando na construção de competências que proporcionam o aprimoramento da docência.


Desse modo, este ambiente virtual torna-se um grande repositório de ideias, conhecimentos, sugestões e trocas de informações, onde todas/os esses agentes envolvidas/os no processo de ensino e de aprendizagem são protagonistas e aprendizes, criando assim, uma rede pedagógica colaborativa de conhecimento. O ambiente hospeda conteúdos e materiais diversos dos cursos de formação promovidos pela Seduc e/ou pelos parceiros, dos programas e dos projetos, dos percursos formativos ao desenvolvimento de competências para professoras/es, das plataformas de formação, de natureza aberta e gratuita, da autoavaliação de competências digitais, das produções de nossas/os professoras/es, dos materiais de apoio, dentre outros.