JUSTIFICATIVA

 

A Seduc propõe inúmeras ações formativas que visam promover o desenvolvimento de competências docentes relacionadas ao uso amplo das tecnologias educativas, atendendo ao atual quadro de isolamento social. Essas ações agregam Eixos relacionados às Competências Digitais, Competências Socioemocionais, Competências em Línguas Estrangeiras e Competências para a Avaliação Formativa.

 

No que se refere à formação continuada, esta vem sendo repensada desde a paralisação das atividades presenciais e início dos estudos domiciliares, pois entende-se que a formação docente, seja inicial ou continuada, é uma temática bastante relevante no que diz respeito à qualidade da educação, socialmente referenciada, e do ensino e aprendizagem, porque a ação de educar, ensinar e aprender permeia tanto a sala de aula como a escola em sua interação com a sociedade.


O professor exerce um importante papel para que essas ações aconteçam, de modo que as mesmas resultem em influências positivas assegurando a apreensão do conhecimento e a compreensão do contexto socioespacial do qual os alunos fazem parte. Os professores bem preparados fazem diferença significativa no desempenho dos alunos, enfatizando que esse preparo perpassa pelo desenvolvimento cognitivo e emocional.


O contexto escolar é o lócus onde acontece uma parte considerável da ação de educar, pois por ele passa uma grande parcela dos indivíduos que vivem em sociedade. Nessa direção, a escola é o lugar do acolhimento socioemocional e da constituição histórica e cultural, nela se reproduzem e se criam novos conhecimentos, bem como se aprendem valores pertinentes ao convívio social, ao mundo do trabalho e à prática da cidadania.


Contudo, o contexto de isolamento social imposto aos sistemas de ensino no Brasil e no mundo em virtude da crise sanitária, em consequência da disseminação da Covid 19, exigiu dos docentes e discentes estratégias de interação pedagógica síncronas e assíncronas. Nesse contexto, o ensino remoto demandou do professor a necessidade de se apropriar de um conjunto de competências e habilidades específicas, necessárias ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).


Embora se tenham evidências do trabalho realizado pelos professores nesse cenário, de ensino mediado por tecnologia, conclui-se a urgência de iniciativas formativas que contribuam para o desenvolvimento de competências digitais para a docência. Posto que, “os professores na ativa precisam adquirir a competência que lhes permitirá proporcionar a seus alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia” (UNESCO, 2009, p. 1), e ainda, “estar preparado para utilizar a tecnologia e saber como ela pode dar suporte ao aprendizado são habilidades necessárias no repertório de qualquer profissional docente […]” (UNESCO, 2009, p.1) entre outras dimensões que o compete.


Portanto, a formação desses profissionais para atuarem no contexto de ensino híbrido é uma importante política, a qual precisa ser cuidadosamente pensada, efetivada e materializada na agenda educacional da rede pública estadual cearense.


Nesta perspectiva, partiu-se da orientação da Unesco (2009, 2018) que propõe a definição de três abordagens específicas: aquisição do conhecimento, aprofundamento do conhecimento e criação do conhecimento. Os desdobramentos contemplam o desenvolvimento de “habilidades em TIC como parte de uma abordagem mais ampla à reforma do ensino, que inclui: política, currículo e avaliação, pedagogia, uso da tecnologia, organização e administração da escola e desenvolvimento profissional” (UNESCO, 2009, p.6).


Feito esse preâmbulo, recorre-se a uma sistematização mais recente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB, 2019), baseada nas matrizes de competências para professores de organizações com referências internacionais (Rede Enlaces – Chile, ISTE – EUA e UNESCO).


Para professores:


Pedagógica: Efetivar o uso das tecnologias educacionais para apoiar as práticas pedagógicas do professor. Cidadania Digital: Usar as tecnologias para discutir a vida em sociedade e debater formas de usar a tecnologia de modo responsável. Desenvolvimento profissional: Usar as tecnologias para garantir a atualização permanente do professor e o seu crescimento profissional (CIEB, 2019, p.11)


Para multiplicadores:


Apoio pedagógico: Multiplicar o conhecimento técnico e prático do uso das tecnologias, bem como orientar usos pedagógicos das tecnologias educacionais para agentes da comunidade escolar. Planejamento e gestão: Usar tecnologias para realizar seu trabalho de forma estruturada e sustentável, promovendo ampla transformação na rede de ensino. Desenvolvimento e responsabilidade profissional: Manter o uso contínuo, atualizado e responsável das tecnologias educacionais para aprimorar suas práticas profissionais (CIEB, 2019, p.11).


Portanto, essas são orientações para subsidiar o desenvolvimento ou aprimoramento do conjunto de competências e habilidades específicas necessárias ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) aplicadas à educação.


A perspectiva da Seduc nesse momento é propor a composição de percursos formativos, voltados para a construção de saberes referentes ao uso da mediação tecnológica na educação, haja vista a necessidade de mobilizar conhecimentos, atitudes, valores e práticas que os professores devem desenvolver para saber usar TDIC, de modo a propiciar as possibilidades necessárias a uma formação integral dos estudantes. Assim, o desafio que se interpõe a esses percursos formativos compreende a contribuição dessas competências para a autonomia e criticidade do professor cearense.


Nessa direção, a Seduc desenvolveu esta proposta para a formação continuada dos professores da rede, a qual baliza-se em um diagnóstico das formações oferecidas pela da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e no reconhecimento da tecnologia como transversal no currículo escolar. Portanto, buscou-se atender, de forma engajada, às demandas das aprendizagens docente e discente, apresentando um conjunto de iniciativas de formação continuada para a construção de percursos formativos dos professores da rede pública estadual de ensino.