Estaduais – Seminário DoCEntes 2020

Autores e CoautoresTema

Tânia Amâncio Ferreira Fernandes e Edilânia Lima Ferreira

WHATSAPP COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Elaine Cristina do Nascimento Sousa Sales e Suiane Costa Alves

O LETRAMENTO CIENTÍFICO MEDIADO PELAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

José Narcélio Mendonça da Silva

O USO DAS FERRAMENTAS DO GOOGLE DRIVE PARA O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

Jean Gleison Andrade do Nascimento, João Paulo Peixoto Diógenes, Greycianne Felix Cavalcante Luz e Renata Morais da Costa

POTENCIALIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL ESTRUTURADO CONFORME DESCRITORES DO SPAECE

Dyena Kécya Araújo da Silva Cavalcante, Éwerton Alves de Oliveira e Gerlan Teixeira Cavalcante

MONITORIA INVERTIDA E MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ELEMENTOS MEDIADORES DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Maria Laurindo Gonçalves Lima e Diva Lima

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE O ENSINO REMOTO: ACHADOS DE UM ESTUDO DE CASO NA EEM MARIA JOSÉ COUTINHO

Emerson Ellano Dutra Praciano

CINE MARVIN: PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ

Renata Passos Machado Vieira e Francisco Regis Vieira Alves

A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO PHET COLORADO

Ana Beatriz Carneiro Forte

BONECAS DE PAPEL: GÊNRO E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA

José Jobson do Nascimento Santana e João Nelson Vasconcelos Neto

O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NA EEM VIRGÍLIO TÁVORA – BARBALHA - CE

Erica Gadelha Aguiar

PROJETO OBRA VIVA

Victor Matheus Gonçalves de Figueiredo e Tiago Souza de Jesus

SEMANA DE HUMANIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNORRACIAISSEMANA DE HUMANIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNORRACIAIS

Ana Lorena Bandeira Lima, Jorge Luís de Castro Adriano e Maria Auxiliadora Ferreira Duarte

O ENSINO REMOTO E AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Sara Jane de Oliveira e Fábel Franklin de Souza Maia

RE (INVENTAR) A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19: A RELAÇÃO ENTRE O SER E FAZER DOCÊNCIA

Amannda Dativa de Melo Silva, Damiana Maria da Silva e Maria Aparecida Rodrigues

A CIBERCULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ELETIVA DE “GÊNERO E DIVERSIDADES” DA E.E.M.T.I PROESSOR JOSÉ TELES DE CARVALHO, BREJO SANTO-CE

Marina Ribeiro da Silva

A RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DA TERTÚLIA DIALÓGICA LITERÁRIA PARA A CIDADANIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

José Oberdan Leite

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DA ZONA RURAL BARBALHENSE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E DO REGISTRO CULTURAL REGIONAL

Raimundo Ivan de Sousa Melo

PROJETO EM CANTO LITERÁRIO: LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA COMO EXERCÍCIO DE ESPERANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO CEJA PROFA. EUDES VERAS

Josélia Cruz da Silva, Francisco Cosme Alves e Viviane Martins de Oliveira

COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO VERBO-IMAGÉTICO: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.M JOSÉ JOACY PEREIRA

Francisco Eliando Silva Oliveira

ECOLOGIA E PANDEMIA: REGISTRO DE ESPÉCIES DO BIOMA LOCAL PARA A CONFECÇÃO DE ÁLBUM ECOLÓGICO

Francisco Thiago Chaves de Oliveira

FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: DIAGNÓSTICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO

Raissa Aguiar Barbosa

UTILIZAÇÃO DO QR CODE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CLUBE DA HORTA ESCOLAR

Luana Caetano de Medeiros Lima, Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida e Heraldo Simões Ferreira

PANDEMOÇÕES: CARD GAMES COOPERATIVOS E AS EMOÇÕES EM SITUAÇÃODE PANDEMIA

Terezinha Célia de Sousa Araújo e Vitória Aládia de Sousa Araújo

MEMÓRIAS DA QUARENTENA VIVENCIADAS POR UMA GESTORA ESCOLAR E UMA DISCENTE DA EEM TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL, ACARAÚ-CE: DESAFIOS E LEGADOS QUE MÃE E FILHA COMPARTILHAM SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Antônio Joceli de Araújo

A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL COMO POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE QUALIDADE

Autor: Ester Brito Medeiros, Isa Mara de Oliveira Lima e Graziela Antonia Gonçalves Medeiros

O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NESSE NOVO NORMAL

Daniele Oliveira Coelho

OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE LINGUAGENS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Cleomar Maciel de Araújo Vieira

O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: NOVO FORMATO, MELHORES INTERAÇÕES

Lilian Kelly Ferreira Teixeira

A ABORDAGEM DE FAKE NEWS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PACATUBA

Raniere de Carvalho Almeida

O PISF COMO INCENTIVADOR DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE SEUS RESULTADOS EDUCACIONAIS EM PENAFORTE

Joceilma Sales Biziu dos Santos

(RE)INVENÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19