Comunicação Oral – Seminário Docentes
Autores e Coautores | Tema |
---|---|
Vanessa Souza de Carvalho | 10METANIZANDO – OS BENEFÍCIOS DA BIOMASSA NO MEIO AMBIENTE E NA SOCIEDADE |
Ana Paula Matias e Gildênia Moura de Araújo Almeida | |
Janaina Maria Bacurau Tavares | |
José Fred Nascimento Ribeiro, Maria Lucineide Brandão Silveira Muniz e Patrícia Coelho de Vasconcellos | |
Maria Ediana Teixeira Telésforo | A PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO |
José Felipe dos Santos Andrade | A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
José Bruno Lopes de Freitas | ADESÃO DO HÁBITO DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO INDIVIDUO FRENTE A SOCIEDADE QUE COMPÕE |
Cícero de Sousa Carneiro | AS METODOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Angelica Benício Alves, Raimunda Alcione Santiago de Lima e José Mairton Barroso Junior | |
Dougliane Gomes de Souza, Liduina Monteiro Gomes e Caubi de Mesquita Bezerra | ATIVIDADES LABORATORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Nágela Cristina Silveira Pinheiro e Patrícia Coelho Vasconcelos | |
Maria Madalena Pereira | CAFÉ LITERÁRIO: ENCANTOS DO CORDEL |
Gilvando Vieira da Silva e Artálho Barbosa Furtado | |
Emanuela Alves da Silva Loiola, Maria Jerlane da Silva Pinheiro e Juvenília Bezerra Filha | CÍRCULOS DE LEITURA: ABRINDO ESPAÇO PARA O DIÁLOGO LITERÁRIO |
Hermina Gonçalves Almeida Loiola | CONHECER A CAATINGA PARA PRESERVÁ-LA: CONTRIBUIÇÕES DA ELETIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Francisca Cândida Lima do Rêgo, Suenyra Stella Moura Lopes Cavalcante e Joana D’arc Gomes Lôbo | |
Mônica Vieira Novais e Danielle Sousa Silva | DEBATE LITERÁRIO: UMA AÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE MULTIMEIOS |
Diva Lima, Geruza Verônica Oliveira Almeida e Antonia Vera Lúcia da Silva | DEVOLUTIVA PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Francisca Edvania Tavares, Francisca Moreira de Jesus e Danielle Sousa Silva | |
Rui Vicente Feitoza Muniz | ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA/
|
Lucineide Ferreira Fernandes e Antônia Ferreira Fernandes | |
Maria Sângela de Sousa Santos Silva e Maria de Fátima Gonçalves Leitão | FILMOGRAFIA HISTÓRICO – LITERÁRIA |
Maria da Anunciação Alves Martins | |
Solange Maria Cunha Batista Maia, Mônica Verônica da Silva Damasceno e Lucas Oliveira Ferreira | INTRODUÇÃO À GENÉTICA: REVISANDO A SÍNTESE PROTEICA |
Veridiano Rodrigues de Oliveira, Virgínia de Lima Ribeiro e Márcia Eleonora Gomes de Oliveira | |
Vanessa Vieira de Araújo | LEITURA SIGNIFICATIVA A PARTIR DO DESCRITOR 2 DO SPAECE |
Kelton Araujo Loiola, Francisco Aurileudo Cavalcante Pessoa e Francisco Antônio Inácio Gomes | MONITORIA INVERTIDA: CONSTRUINDO APRENDIZAGENS NA MATEMÁTICA |
Fernanda Martins de Farias, Florencio Macedo Pinto Neto e Jozélia Mesquita Mourão | NA “TERRA” DE JORGE AMADO, TUDO PODE ACONTECER |
Daniel Ribeiro Parente e Jardel Almeida | O ENSINO DE FÍSICA MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS |
Renata Bonfim Fernandes Soares, Fabrício Vieira Bonfim e Ana Maria Mendes Teodorico | O INCENTIVO A LEITURA DE FORMA PRAZEROSA E ATRATIVA |
Francisco Marques Sampaio | |
Francisco Nogueira Filho e Liduina Nogueira de Oliveira | O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA DISPERSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Antonia Adriana Martins Torres e Caubi de Mesquita Bezerra | O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E A REALIDADE DOS DOCENTES DA EEEM PRISCILA MACIEL DE FRANÇA |
Wagner da Silva Mourao e Walison Linhares de Sousa | |
Ana Claudia Martins Cavalcante e Walison Linhares de Sousa | |
Antonio Alves Lustoza Carvalho e Maria Aurilete Soares Dourado | |
Cátia Maria da Silva Gomes e Maria de Fátima Gonçalves Leitão | O LEI COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Kátia Pinto de Sousa, Karla Luana Gomes Cunha e Tom Jones da Silva Carneiro | O PAPEL DO PROFESSOR E A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO ESCOLAR |
Ana Janaina Furtado Lacerda e Cícero Romualdo Furtado da Silva | O REFORÇO ESCOLAR COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O SUCESSO DOS ALUNOS NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS |
Tania Maria de Farias Pereira e César Bezerra dos Santos | O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA PRÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM |
Francisco Leanderson Pereira da Silva | |
Carlos Renêe Martins Maciel | |
Carlos Henrique Azevedo da Silva e Luiz Albérico Marçal Franco | O USO DO PHET COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE MECÂNICA: RELATOS E EXPERIÊNCIAS |
Alexandre Araujo da Costa | |
Antonio Jair Martins dos Santos e Marcos Aurélio Rocha Marinho | OFICINAS DE MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA: TEORIAS E PRÁTICAS |
Maria Dilmara Lima, Elaine Cristina de Sena Amorim e Pedro Siqueira Lima | OFICINAS TIC’S NA APRENDIZAGEM |
Rosalia da Maia Costa Freitas, Valdenira Gomes Vieira, Lídia Evangelista de Sousa Maia e Maria Antunes Costa Pereira | |
Sângela Maria Silveira e Francisco Gilvan Pereira | OS DESAFIOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO |
Silvana Modesto de Oliveira | |
Raimunda Alcione Santiago de Lima e Angélica Benício Alves | |
Francimar Lima da Silva e Maria de Fátima Gonçalves Leitão | PORTAL ALUNO ONLINE: UMA FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL |
Fabíola Nunes Tavares Lima | |
Jeannie Fontes Teixeira, Ana Célia Clementino Moura e Gleiciane Pereira da Silva | |
Alexandre Araujo da Costa, Mário Junglas Muniz e Patricia Coelho de Vasconcelos | PROJETO “CIRANDA DA PROFISSÃO”: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO |
Ana Cláudia Brandão Freitas Lima e Patrícia Coelho de Vasconcellos | PROJETO CLUBE DA LEITURA JTA GOSTAR DE LIVROS ENVOLVE HÁBITO E INCENTIVO |
Jacira Santana de Sousa, Maria das Dores de Oliveira e Maria Suellen Juca Da Silva | PROJETO DE REDAÇÃO #ESCREVERÉBOMD+ |
Maria Melo de Oliveira e Joana D’arc Gomes Lobo | PROJETO RECREIO LITERÁRIO- A EXPERIÊNCIA DA EEM CÔNEGO LUIZ BRAGA ROCHA |
Liduina Monteiro Gomes, Márcio Cajaseira Freire e José Samuel de Alcântara Oliveira | PROJETO: TEOEREMA DE PITÁGORAS – UMA ATIVIDADE PRÁTICA NA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, SOBRAL – CEARÁ |
Zacarias Da Ponte Soares e Valdeglace Lopes | RÁDIO ESCOLA: UMA PAIXÃO ENTRE LIVROS E RÁDIO |
Robênia Nogueira Rodrigues | REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA NA ATUALIDADE |
Maria das Dores Pereira Ramos | REFORÇANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA ARGUMENTATIVAS POR MEIO DA INTERAÇÃO |
Francisca Hevalda Adriano Soares, Luíza Amélia de Araújo Arcanjo e Patrícia Coelho de Vasconcelos | RODAS DE LEITURA: MECANISMOS DE INCENTIVO À LEITURA E AO DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA |
Kennedy Ferreira Gomes, Luis Gislêy Carneiro da Silva e Sivone Alves Da Silva | SABER EM CONSTRUÇÃO: A MATEMÁTICA VIVA NA EVOLUÇÃO DOS INDICADORES ESCOLARES |
Laryssa Germana, Isabela Martins e Antonia Irleide C. Paulino Correia | SACOLAS ECOLÓGICAS REUTILIZÁVEIS |
Alex Pereira Sales, Antonia Laurineide Cavalcante e Antonia Vera Lúcia da Silva | SEMANA TEMÁTICA POR ÁREA – SETA |
João Evangelista de Oliveira Neto | SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS NO CONTEXTO DA OBMEP |
Joseane Lima Muniz e Inácio Walbergues Matias Dantas | |
Antonio Fernando Gomes de Castro | TECNOLOGIA E LETRAMENTO: O COMPUTADOR COMO APOIO PARA O DESENVOLVIDO DA ESCRITA E DA LEITURA |
Pedro Ferreira dos Santos Júnior | |
Ana Karoline Freitas da Silva, Jaqueline Maria Ximenes Rodrigues e Ticiana Albuquerque Aragão Barroso | TRILHA MONETÁRIA: APRENDENDO GANHO MAIS |
Vicente de Paulo Júnior Giffony | TUX MATH: O USO DO APLICATIVO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
José Maurício Pinto | UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO |
Cristiane Alves do Nascimento e Caubi de Mesquita Bezerra | UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
Raimundo Romão Batista | UMA DOSE DE WATTPAD NAS PRÁTICAS DIGITAIS DE LEITURA |
Francisco Felipe Moura Fontele | |
Maria Elza Soares da Frota | USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA |
Cícero de Souza Lima e Otávio Vieira Sobreira Júnior | |
Adeirton Freire Moreira e Lucas Oliveira Ferreira | UTILIZAÇÃO DE ARTIGOS DE EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
Angela Maria de Siqueira Sousa | |
Ana Alice de Paiva Sousa, Solange Linhares da Silva e João Nelson Vasconcelos Neto | |