Comunicação Oral – Seminário Docentes

Autores e CoautoresTema

Vanessa Souza de Carvalho


10METANIZANDO – OS BENEFÍCIOS DA BIOMASSA NO MEIO AMBIENTE E NA SOCIEDADE


Ana Paula Matias e Gildênia Moura de Araújo Almeida


A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PRATIQUE REDAÇÃO DA EEEP PROFESSOR ANTONIO VALMIR DA SILVA NA PROFICIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA


Janaina Maria Bacurau Tavares


A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO DOS PROFESSORES DA EP PADRE JOÃO BOSCO DE LIMA COM O LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA


José Fred Nascimento Ribeiro, Maria Lucineide Brandão Silveira Muniz e Patrícia Coelho de Vasconcellos


A LEITURA COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR E METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES E SOCIOEMOCIONALMENTE COMPETENTES


Maria Ediana Teixeira Telésforo


A PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO


José Felipe dos Santos Andrade


A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


José Bruno Lopes de Freitas


ADESÃO DO HÁBITO DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO INDIVIDUO FRENTE A SOCIEDADE QUE COMPÕE


Cícero de Sousa Carneiro


AS METODOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA


Angelica Benício Alves, Raimunda Alcione Santiago de Lima e José Mairton Barroso Junior


AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA


Dougliane Gomes de Souza, Liduina Monteiro Gomes e Caubi de Mesquita Bezerra


ATIVIDADES LABORATORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


Nágela Cristina Silveira Pinheiro e Patrícia Coelho Vasconcelos


BIBLIOTECA INTERATIVA: UMA PROPOSTA PARA DINAMIZAR O ESPAÇO DO CENTRO DE MULTIMEIOS E INCENTIVAR A LEITURA


Maria Madalena Pereira


CAFÉ LITERÁRIO: ENCANTOS DO CORDEL


Gilvando Vieira da Silva e Artálho Barbosa Furtado


CÍRCULO DE CÁLCULO


Emanuela Alves da Silva Loiola, Maria Jerlane da Silva Pinheiro e Juvenília Bezerra Filha


CÍRCULOS DE LEITURA: ABRINDO ESPAÇO PARA O DIÁLOGO LITERÁRIO


Hermina Gonçalves Almeida Loiola


CONHECER A CAATINGA PARA PRESERVÁ-LA: CONTRIBUIÇÕES DA ELETIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Francisca Cândida Lima do Rêgo, Suenyra Stella Moura Lopes Cavalcante e Joana D’arc Gomes Lôbo


CURSO DE REDAÇÃO


Mônica Vieira Novais e Danielle Sousa Silva


DEBATE LITERÁRIO: UMA AÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE MULTIMEIOS


Diva Lima, Geruza Verônica Oliveira Almeida e Antonia Vera Lúcia da Silva


DEVOLUTIVA PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Francisca Edvania Tavares, Francisca Moreira de Jesus e Danielle Sousa Silva


ESCREVER, PARA QUÊ?


Rui Vicente Feitoza Muniz


ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA/


Lucineide Ferreira Fernandes e Antônia Ferreira Fernandes


FEIRA DA TROCA SOLIDÁRIA DA ESCOLA DO CAMPO FLORESTAN FERNANDES : INCENTIVA A DOAÇÃO DE OBJETOS, ALIMENTOS, LIVROS E PROMOVER A LEITURA


Maria Sângela de Sousa Santos Silva e Maria de Fátima Gonçalves Leitão


FILMOGRAFIA HISTÓRICO – LITERÁRIA


Maria da Anunciação Alves Martins


GINCANA DA LEITURA


Solange Maria Cunha Batista Maia, Mônica Verônica da Silva Damasceno e Lucas Oliveira Ferreira


INTRODUÇÃO À GENÉTICA: REVISANDO A SÍNTESE PROTEICA


Veridiano Rodrigues de Oliveira, Virgínia de Lima Ribeiro e Márcia Eleonora Gomes de Oliveira


JRL NO MUNDO DO CORDEL


Vanessa Vieira de Araújo


LEITURA SIGNIFICATIVA A PARTIR DO DESCRITOR 2 DO SPAECE


Kelton Araujo Loiola, Francisco Aurileudo Cavalcante Pessoa e Francisco Antônio Inácio Gomes


MONITORIA INVERTIDA: CONSTRUINDO APRENDIZAGENS NA MATEMÁTICA


Fernanda Martins de Farias, Florencio Macedo Pinto Neto e Jozélia Mesquita Mourão


NA “TERRA” DE JORGE AMADO, TUDO PODE ACONTECER


Daniel Ribeiro Parente e Jardel Almeida


O ENSINO DE FÍSICA MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS


Renata Bonfim Fernandes Soares, Fabrício Vieira Bonfim e Ana Maria Mendes Teodorico


O INCENTIVO A LEITURA DE FORMA PRAZEROSA E ATRATIVA


Francisco Marques Sampaio


O INFOGRÁFICO COMO UMA ESTRATÉGIA DISCURSIVO – ARGUMENTATIVA EM TEXTOS MOTIVADORES DA REDAÇÃO DO
ENEM


Francisco Nogueira Filho e Liduina Nogueira de Oliveira


O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA DISPERSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO


Antonia Adriana Martins Torres e Caubi de Mesquita Bezerra


O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E A REALIDADE DOS DOCENTES DA EEEM PRISCILA MACIEL DE FRANÇA


Wagner da Silva Mourao e Walison Linhares de Sousa


O LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS (LEC) COMO MECANISMO DE APOIO A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA


Ana Claudia Martins Cavalcante e Walison Linhares de Sousa


O LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE APOIO A PESQUISA CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CRATEÚS-CE


Antonio Alves Lustoza Carvalho e Maria Aurilete Soares Dourado


O LABORATÓRIO ESCOLAR DE INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APOIO A DISCIPLINA DE NÚCLEO DE TRABALHO DE PESQUISAS E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS)


Cátia Maria da Silva Gomes e Maria de Fátima Gonçalves Leitão


O LEI COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA


Kátia Pinto de Sousa, Karla Luana Gomes Cunha e Tom Jones da Silva Carneiro


O PAPEL DO PROFESSOR E A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Ana Janaina Furtado Lacerda e Cícero Romualdo Furtado da Silva



O REFORÇO ESCOLAR COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O SUCESSO DOS ALUNOS NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

Tania Maria de Farias Pereira e César Bezerra dos Santos


O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA PRÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM


Francisco Leanderson Pereira da Silva


O USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE - CE


Carlos Renêe Martins Maciel


O USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MINIMIZAÇÃO DO DEFICIT DE APRENDIZAGEM


Carlos Henrique Azevedo da Silva e Luiz Albérico Marçal Franco


O USO DO PHET COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE MECÂNICA: RELATOS E EXPERIÊNCIAS


Alexandre Araujo da Costa


OFICINAS DE JOGOS MATEMÁTICOS EM LIBRAS COM USO DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA


Antonio Jair Martins dos Santos e Marcos Aurélio Rocha Marinho


OFICINAS DE MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA: TEORIAS E PRÁTICAS


Maria Dilmara Lima, Elaine Cristina de Sena Amorim e Pedro Siqueira Lima


OFICINAS TIC’S NA APRENDIZAGEM


Rosalia da Maia Costa Freitas, Valdenira Gomes Vieira, Lídia Evangelista de Sousa Maia e Maria Antunes Costa Pereira


OFICINAS: SABER E COMPREENDER


Sângela Maria Silveira e Francisco Gilvan Pereira


OS DESAFIOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO


Silvana Modesto de Oliveira


PERMACULTURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO RUMO A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS
SUSTENTÁVEIS


Raimunda Alcione Santiago de Lima e Angélica Benício Alves


PIBID LETRAS/FECLESC: FORMAÇÃO LEITORA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO CENTRO DE MULTIMEIOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE QUIXADÁ


Francimar Lima da Silva e Maria de Fátima Gonçalves Leitão


PORTAL ALUNO ONLINE: UMA FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL


Fabíola Nunes Tavares Lima


PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: INTEGRANDO A PRODUÇÃO DE RESENHAS CRÍTICAS À MÍDIA SOCIAL -FACEBOOK


Jeannie Fontes Teixeira, Ana Célia Clementino Moura e Gleiciane Pereira da Silva


PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INFORMÁTICA BÁSICA NO CURSO PROFISSIONALIZANTE DE LIBRAS


Alexandre Araujo da Costa, Mário Junglas Muniz e Patricia Coelho de Vasconcelos


PROJETO “CIRANDA DA PROFISSÃO”: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO


Ana Cláudia Brandão Freitas Lima e Patrícia Coelho de Vasconcellos


PROJETO CLUBE DA LEITURA JTA GOSTAR DE LIVROS ENVOLVE HÁBITO E INCENTIVO


Jacira Santana de Sousa, Maria das Dores de Oliveira e Maria Suellen Juca Da Silva


PROJETO DE REDAÇÃO #ESCREVERÉBOMD+


Maria Melo de Oliveira e Joana D’arc Gomes Lobo


PROJETO RECREIO LITERÁRIO- A EXPERIÊNCIA DA EEM CÔNEGO LUIZ BRAGA ROCHA


Liduina Monteiro Gomes, Márcio Cajaseira Freire e José Samuel de Alcântara Oliveira


PROJETO: TEOEREMA DE PITÁGORAS – UMA ATIVIDADE PRÁTICA NA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, SOBRAL – CEARÁ


Zacarias Da Ponte Soares e Valdeglace Lopes


RÁDIO ESCOLA: UMA PAIXÃO ENTRE LIVROS E RÁDIO


Robênia Nogueira Rodrigues


REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA NA ATUALIDADE


Maria das Dores Pereira Ramos


REFORÇANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA ARGUMENTATIVAS POR MEIO DA INTERAÇÃO


Francisca Hevalda Adriano Soares, Luíza Amélia de Araújo Arcanjo e Patrícia Coelho de Vasconcelos


RODAS DE LEITURA: MECANISMOS DE INCENTIVO À LEITURA E AO DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA


Kennedy Ferreira Gomes, Luis Gislêy Carneiro da Silva e Sivone Alves Da Silva


SABER EM CONSTRUÇÃO: A MATEMÁTICA VIVA NA EVOLUÇÃO DOS INDICADORES ESCOLARES


Laryssa Germana, Isabela Martins e Antonia Irleide C. Paulino Correia


SACOLAS ECOLÓGICAS REUTILIZÁVEIS


Alex Pereira Sales, Antonia Laurineide Cavalcante e Antonia Vera Lúcia da Silva


SEMANA TEMÁTICA POR ÁREA – SETA


João Evangelista de Oliveira Neto


SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS NO CONTEXTO DA OBMEP


Joseane Lima Muniz e Inácio Walbergues Matias Dantas


TABELANDO DADOS, BUSCANDO RESULTADOS: USO DE TABELAS DE EXCEL ® NO MONITORAMENTO PEDAGÓGICO NA ÁREA DE MATEMATICA


Antonio Fernando Gomes de Castro


TECNOLOGIA E LETRAMENTO: O COMPUTADOR COMO APOIO PARA O DESENVOLVIDO DA ESCRITA E DA LEITURA


Pedro Ferreira dos Santos Júnior


TERTÚLIA DIALÓGICA IMAGÉTICA


Ana Karoline Freitas da Silva, Jaqueline Maria Ximenes Rodrigues e Ticiana Albuquerque Aragão Barroso


TRILHA MONETÁRIA: APRENDENDO GANHO MAIS


Vicente de Paulo Júnior Giffony


TUX MATH: O USO DO APLICATIVO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA


José Maurício Pinto


UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO


Cristiane Alves do Nascimento e Caubi de Mesquita Bezerra


UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA


Raimundo Romão Batista


UMA DOSE DE WATTPAD NAS PRÁTICAS DIGITAIS DE LEITURA


Francisco Felipe Moura Fontele


UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA PAUTADA NA TEORIA DO ALINHAMENTO CONSTRUTIVO


Maria Elza Soares da Frota


USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA


Cícero de Souza Lima e Otávio Vieira Sobreira Júnior


USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS PRÁTICAS PARA DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM ESCOLA UMA ESTADUAL DO CEARÁ


Adeirton Freire Moreira e Lucas Oliveira Ferreira


UTILIZAÇÃO DE ARTIGOS DE EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO


Angela Maria de Siqueira Sousa


UTILIZAÇÃO DO EDUCAR PELA PESQUISA CORRELACIONADA ÁS ATIVIDADES DO LEC DA EEM ANA DE SIQUEIRA GONÇALVES


Ana Alice de Paiva Sousa, Solange Linhares da Silva e João Nelson Vasconcelos Neto


VIVENCIANDO A LEITURA